Festival de cultura pop aguarda 15 mil famílias, este sábado e domingo, na Expocentro, em Pombal. "Para as crianças é uma grande festa", diz ao JN Paulo Rocha Cardoso, CEO da Comic Con Portugal.
Corpo do artigo
As portas da Expocentro, em Pombal, abrem este sábado às 11 horas para receber o evento familiar Comic Con Kids. A organização do festival de cultura pop promete dois dias de aventuras com mais de duas dezenas de atividades, que decorrerão de forma contínua, entre as 11 e as 19 horas, combinando entretenimento, educação e responsabilidade social. Ainda há bilhetes à venda.
"Para as crianças é um grande festa, é quase como se fossem a um aniversário, mas onde todas são protagonistas", assegura Paulo Rocha Cardoso, CEO da Comic Con Portugal. A expectativa é que apareçam vestidas com os fatos dos seus super-heróis preferidos, e participem no concurso de fantasias cosplay, como sucedeu em Guimarães, no dia 4 de maio.
Rocha Cardoso recorda que participaram "muitos pais e filhos" vestidos a rigor, o que justifica com o facto de muitos dos conteúdos atravessarem gerações. "Surgiram famílias trajadas como as personagens da saga Star Wars, e uma de Super-Mário", conta, em alusão ao famoso canalizador da Nintendo, a produtora nipónica de jogos e de consolas, que vai apresentar, em Pombal, a Switch 2.
"Há vários pontos de contacto com títulos icónicos da Nintendo, como o novo "Donkey Kong Bananza" e os minijogos "Super Mario party jamboree", para os miúdos se divertirem", diz o CEO da Comic Con Kids. Destaca ainda como "grandes momentos" as atividades em palco, onde haverá danças com super-heróis e personagens a cantar.
Aprender é divertido
Sob o mote "Sê o que tu quiseres", o evento está dividido em quatro espaços. Na secção Aventura & Ação, os participantes poderão realizar combates com sabres LED, assistir a performances de sabres de luz, e andar nos Rolly Toys (carros). Na zona Criatividade & Arte, haverá uma oficina de super-heróis, onde as crianças podem construir adereços, como coroas, máscaras e capas, fazer pinturas faciais, e colorir bandas desenhadas.
Na área Aprendizagem & Descoberta está instalada uma escola de magia e feitiçaria, quiz de sombras e experiências sensoriais. E na área Entretenimento haverá sessões de cinema, aulas de ioga no País das Maravilhas, desafios de lip sync (sincronização labial) e um concurso de fantasias Cosplay Kids.
No interior do recinto haverá zonas de alimentação, para que as famílias, constituídas pelas crianças, pelos pais e pelos avós, possam aproveitar as atividades ao longo de todo o dia. "Mas o espaço estará sempre aberto, podem sair e voltar a entrar", refere Rocha Cardoso.