No fim de semana em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, o difícil é fazer escolhas. Jazz na Foz do Douro, primitivismo em Guimarães, licença poética para o inusitado com encontros entre o Galo de Barcelos e António Oliveira Salazar, no Porto. Siga este roteiro.
Corpo do artigo
Porto
FITEI ou a licença poética para o inesperado
A 47ª edição do Festival Internacional de Expressão ibérica está a decorrer até ao próximo fim de semana no Porto, Gaia, Matosinhos e em Viana do Castelo. Esta sexta à noite, ainda pode ver, às 21 horas, "Manuela Rey is in da House", uma magnífica proposta do encenador galego Fran Nuñez que com a sua plasticidade promete arrebatar os espectadores. Pode ler sobre esta peça AQUI.
No sábado, a Companhia Olga Roriz, o Teatro o Bando e a Banda Sinfónica Portuguesa juntam-se no Coliseu Porto Ageas, para apresentar "1001 Noites- Irmã Palestina", uma viagem sobre os contos de Xerazade. O espetáculo tem uma récita única, às 21 horas. O JN já foi assistir aos ensaios.
Imperdível é também a proposta da companhia Mala Voadora, com "Cantar de galo (Old Cock)", com récitas sábado, às 19 horas e domingo às 21 horas, na sala portuense da Rua do Almada. O inusitado encontro entre o Galo de Barcelos e António Oliveira Salazar é um dos obrigatórios do FITEI. Espreite sobre a temática AQUI.
Leça do Balio
A mítica obra de Domingos Sequeira
"Descida da Cruz" , mítica pintura de arte sacra datada de 1827, da autoria de Domingos Sequeira, poderá ser vista pela primeira vez pelo público já este sábado, no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos. As horas para a visita guiada decorrem entre as 13 e as 18 horas e a entrada é grátis.
Guimarães
Um antimuseu no Dia dos Museus
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães, inaugura este sábado, às 17 horas, a exposição "Problemas do primitivismo – A partir de Portugal". A mostra com curadoria de Mariana Pinto dos Santos e Marta Mestre, aborda os contextos da ditadura, colonização, anticolonialismo e pós-colonialismo, e problematiza a invenção do “primitivo” e a sua persistência até à contemporaneidade. A exposição resulta de um mergulho em arquivos e coleções portuguesas. A partir das 19 horas, a editora Revolve organiza o Antimuseu, concertos e DJ sets, em locais inesperados do CIAJG.
Leiria
Três dias dedicados ao teatro juvenil
Arranca este sábado a 16.ª edição do Festival PANOS, no âmbito do projeto Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. O Teatro José Lúcio da Silva e o Teatro Miguel Franco, em Leiria, são o palco de três dias dedicados ao teatro juvenil e às novas dramaturgias.
Porto
Jazz no Parque da Pasteleira
A 2.ª edição do festival de jazz com vista sobre a Foz do Douro arranca já este fim de semana. São quatro as propostas nacionais e internacionais programadas por Hugo Carvalhais. O primeiro concerto é de Carlos Bica Quarteto, um encontro intergeracional do jazz português com uma figura incontornável da música improvisada, referência no panorama do jazz europeu, e três jovens talentos - Daniel Neto na guitarra, José Soares no saxofone e Eduardo Cardinho no vibrafone. A entrada é gratuita.