
Dino D"Santiago apresenta "Portal do Retorno" na Galeria Underdogs, em Lisboa
Foto: Direitos reservados
O músico apresenta "Portal do Retorno" em Lisboa, exposição de trabalhos da sua autoria, inspirados no tráfico transatlântico de pessoas africanas. Patente entre 23 de janeiro e 28 de março, a entrada é livre.
Uma exposição que pretende refletir "o espaço de memória, escuta e reconhecimento" marca a estreia de Dino D"Santiago na Galeria Underdogs, em Lisboa. "Portal do Retorno" retira inspiração nas memórias do "tráfico transatlântico de pessoas africanas", criadas no contexto dos 50 anos de independência de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Com 30 obras apresentadas, realizadas a tinta da China sobre papel e cartão colorido, Dino D'Santiago aplica um traço contínuo, sem interrupções, onde fragmentos de rostos emergem como memórias incompletas. Os fundos de cores vivas "pretendem ser um gesto consciente de ressignificação da expressão "pessoa de cor"", aqui afirmada "como território de potência, pluralidade e presença", lê-se na sinopse da mostra.
Segundo explica o músico, o conceito de "Portal do Retorno" foi algo que se manifestou durante a madrugada, enquanto as 30 peças "foram nascendo, entre uma da manhã e as seis da manhã."
De total autoria do artista, a exposição, de entrada livre, inclui uma programação cultural complementar aos sábados, onde se enquadrará um ciclo de cinema seguido de conversas. No último destes encontros, Dino marcará presença, encerrando informalmente o projeto.
Estará também disponível uma serigrafia de edição limitada, criada a partir de uma das obras apresentadas em exposição, no dia de inauguração da exposição (23 de janeiro às 16 horas, no website e loja física da galeria Underdogs).
"Portal do Retorno" pode ser visitado de terça a sábado, entre as 14 horas e as 19 horas.
