A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve duas pessoas pelo crime de especulação. Estavam a promover, nas redes sociais, a venda de três bilhetes para o concerto dos Coldplay, que se realizará em Coimbra, em maio, a preços muito acima do seu real valor facial.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado da ASAE, dois dos bilhetes, com valor facial de 120 euros, estavam a ser vendidos por 320 euros. Um terceiro bilhete, com o valor facial de 65 euros, estava a ser vendido por 120 euros. Caso fossem vendidos pelo preço pedido, o valor especulado seria de 455 euros.
Os três bilhetes foram apreendidos e os dois vendedores foram detidos pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC). O Tribunal decidiu pela suspensão provisória de um dos processos-crime por 4 meses, na condição do arguido proceder ao pagamento a título de injunção, do valor de 200 euros. Quanto ao segundo arguido foi determinado que o processo transitasse para a fase de inquérito.
A ASAE alerta os consumidores que devem evitar a aquisição de bilhetes acima do seu valor oficial, uma vez que essa venda constitui um Crime de Especulação, punido com pena de prisão de 6 meses a 3 anos.