<em>Hoje, uma das tristes realidades é que pouquíssimas pessoas, em especial jovens, leem livros. A menos que encontremos formas imaginativas de resolver esse problema, as futuras gerações arriscam-se a perder a sua história.</em> Nelson Mandela Os professores podem ajudar os alunos a descobrir a chama que se esconde entre as páginas dos livros, entre as palavras, atrás das personagens, debaixo das linhas, sob a história. Se o conseguirem, fazem magia, porque é nesse momento que o aluno fica encantado e nunca mais deixará de procurar a paixão pela literatura.
Corpo do artigo
Sugerimos alguns livros que poderão ajudar nessa tarefa, começando pelo 7.º ano.
Assim, temos, por exemplo, "A Ilha do Tesouro" de Robert Louis Stevenson, numa adaptação de António Pescada; "A Pesca da Baleia e outras Narrativas" de Raul Brandão; os "Contos Tradicionais do Povo Português", uma seleção de Teófilo Braga; os "Contos" de Trindade Coelho; "À Beira do Lago dos Encantos" de Maria Alberta Menéres; "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello B. Andresen e a "História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar" de Luís Sepúlveda».
Para o 8.º ano, os alunos poderão ler "História Breve da Lua" de António Gedeão; "Vanessa Vai à Luta" de Luísa Ducla Soares; "Histórias da Terra e do Mar" e a "Saga" de Sophia de Mello B. Andresen; "O Conto da Ilha Desconhecida" de José Saramago; "A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho" de Mário de Carvalho. Em termos de texto poético, sugere-se, por exemplo, "Só" de António Nobre ou "Folhas Caídas e Flores sem Fruto" de Almeida Garrett.
No 9.º ano, para além dos textos de leitura obrigatória, como é o caso de "Os Lusíadas" de Luís de Camões, do "Auto da Barca do Inferno" ou do "Auto da Índia" de Gil Vicente , os alunos poderão ler ainda "O Alienista" de Machado de Assis; "Fantasma de Canterville" de Oscar Wilde; "Maria Moisés" de Camilo Castelo Branco ou "A Aia e outros contos" de Eça de Queirós.
Um bom aluno deve ter hábitos de leitura inteligentemente conduzidos. Só vendo o que os outros de bom escreveram serão capazes de adquirir essas estruturas, compreendendo-as, pela análise ou desmontagem do texto, aprendendo a ler o Mundo e alcançá-lo.
* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa
jn.acordoortografico@gmail.com