Festival EI! Marionetas leva a Gondomar 46 récitas de vários espetáculos. Começa esta sexta-feira e prossegue atédia 19 de julho.
Corpo do artigo
A festa dura 15 dias e oferece aos convivas 22 espetáculos: assim o decidiu o festival EI! Marionetas que comemora, a partir desta sexta-feira, dez anos em Gondomar. A inauguração do encontro internacional começa com um tributo a Ildeberto Gama, aderecista, designer de cena, marionetista e um dos membros fundadores das Marionetas de Lisboa, no Auditório Municipal de Gondomar, às 21.30 horas.
Segue-se ainda sexta-feira, às 22 horas, o projeto comunitário “Casulos”, inspirado livremente na obra “Metamorfose”, de Franz Kafka, nos Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, às 22 horas.
No sábado, a companhia organizadora do certame, Teatro de Marionetas de Mandrágora, estreia “Mãos de Sal-Lambe Lambe”, um teatro de miniatura para os mais novos, que dura apenas sete minutos. O encontro será às 15 horas e terá várias récitas até às 16.30 horas , nos Jardins da Biblioteca de Gondomar.
Também no sábado está marcado um encontro com um dos melhores bonecreiros portugueses: Ricardo Ávila, do Vum Teatro, apresenta “O barbeiro diabólico”, às 11 horas, nos Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira.
"Venha a morte"...
“O barbeiro diabólico” é um espetáculo muito ritmado, onde se anuncia: “Venha a morte que é de todos a mais forte, ninguém escapa a essa sorte”.
Na caixa mágica do Vum Teatro vivem o Barbeiro e Dom Roberto – e, afinal, o Mal está onde menos se espera, entre várias pauladas e paneladas, despacha tudo e todos, até os imortais: o Polícia, o Diabo, até a própria Morte. A comicidade dos Robertos reside nessa simplicidade: dois bonecos com voz de hélio a darem pauladas um no outro.
Entre outras pérolas a conferir no cartaz, atua dia 13 a Theatre Marionbrand (Ucrânia/Polónia), impedida em 2023 de vir ao certame devido à invasão da Rússia e à guerra que continua, que traz o espetáculo “Ziadek (Avô)”.