O 35.º Festival Internacional de Cinema - Fantasporto 2015, que abre oficialmente na sexta-feira, apresenta durante o fim de semana a antestreia de nove longas-metragens, sete mundiais e duas europeias.
Corpo do artigo
A exibição do filme "Haemoo", de Shing Sung-Bo, candidato sul-coreano aos Oscars, marca a abertura oficial do Fantasporto 2015, no Rivoli, enquanto horas antes será possível ver em grande ecrã clássicos como "O Mundo a Seus Pés", de Orson Welles, ou "Top Hat", de Mark Sandrich, protagonizado por Fred Astaire e Ginger Rogers.
O cinema inglês estará representado pelos filmes "Hungerford", de Drew Casson, "The Hoarder", de Matt Win, "Awaiting", de Mark Murphy, "White Settlers", de Simeon Halligan e da coprodução anglo-holandesa "Deadly Virtues", de Ate de Jong.
A Espanha estará em evidência com a exibição de "Asmodexia", de Marc Carreté, e "El Rayo", de Ernesto de Nova, enquanto a Argentina se apresenta sob a louca comédia de horror "Jorge y Alberto Contra los Demonios Neoliberales", dos irmãos Quintana.
O Festival de Cinema do Porto, que se iniciou terça-feira com a exibição do ciclo "Extreme Horror", prolonga-se até 8 de Março, no Rivoli Teatro Municipal, no Porto.
Esta 35.ª edição do Fantasporto vai homenagear o produtor e realizador português Fernando Vendrell, evento que vai exibir 57 filmes nacionais.
No total, serão apresentados 173 filmes de 32 países e 48 estreias mundiais e europeias, contando com a presença de dezenas de personalidades do mundo cinematográfico, revelou a organização.
Adicionalmente, o festival conta com uma lista de convidados nacionais e estrangeiros que ultrapassa os 100, entre realizadores, protagonistas e representantes dos filmes presentes.