Chopin, Beethoven, Schumann e Mozart são os compositores clássicos escolhidos este ano para a abertura do Palco 25 de Abril, na Festa do "Avante!" que volta à Quinta da Atalaia, no Seixal, nos dias 5,6 e 7 de setembro.
Corpo do artigo
Este concerto de abertura, que se integra também nas comemorações dos 40 anos do 25 de abril, é protagonizado pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direção do maestro Vasco Pearce de Azevedo.
A edição deste ano da festa organizada pelo Partido Comunista Português inclui, no seu programa, vários encontros entre músicos nacionais. Jorge Palma com a banda que o acompanha desde 2004, surgirá em palco acompanhado por Sérgio Godinho. Já os Nu Soul Family juntam-se à cantora Marta Ren enquanto que A Naifa, de regresso à festa, convida Simone de Oliveira, Vitorino e Ana Deus.
O cartaz é diversificado e abrange praticamente todas as áreas musicais. Haverá fado mais tradicional com Camané, mas também intérpretes que não negam a sua vertente fadista como Cristina Branco e Carla Pires, por exemplo. O jazz está representado pelos portuenses "Coreto" e ainda pelo Luís Figueiredo Quinteto e pelo Desidério Lázaro Sexteto.
A guitarra portuguesa também se fará ouvir pela mão de Luísa Amaro, discípula de Carlos Paredes, e que irá apresentar o seu mais recente álbum, "Argus".
Pedro Jóia Trio, Júlio Pereira, Diabo na Cruz, OqueStrada, Paulo de Carvalho, The Legendary Tigerman, Guto Pires, Celina da Piedade, Dany Silva, são outros do nome do cartaz.
Nesta edição da Festa do "Avante!" os 40 anos do 25 de abril também serão assinalados com cinema. Neste sentido, no Espaço Central da festa irão ser exibidos os documentários "A lei da Terra", da Cooperativa Grupo Zero, a "Fuga", de Luís Filipe Rocha, o trabalho experimental de Edgar Pêra, "25 de Abril uma Aventura na Demokracya" , "Terra de Ninguém", vencedor do prémio para melhor longa portuguesa no Doclisvoa 2012 e ainda "Até Amanhã, Camaradas", de Joaquim Leitão.
Por fim, no espaço dedicado ao teatro, serão apresentadas as peças pela companhia A Barraca, Teatroensaio, Teatro do Algarve e Teatro de Animação de Setúbal.
A entrada permanente (EP) para os três dias de festa, se comprada antecipadamente, até 4 de setembro, custa 21 euros, menos 11 do que se for adquirida nas bilheteiras da festa.