Concertos, teatro, dança e folclore são algumas das propostas artísticas da programação “Ares de Verão”, que decorre nos meses de julho e agosto, transformando a cidade de Braga num “palco ao ar livre”.
Corpo do artigo
“Teremos uma agenda ambiciosa, com uma abordagem muito eclética e que tem como objetivo central levar a cultura a todos através da aposta em diferentes expressões artísticas”, resumiu o presidente da Câmara, esta terça-feira, na apresentação das várias iniciativas.
Segundo Ricardo Rio, aproveitando as “condições propícias trazidas pelo verão”, será possível aliar “eventos históricos”, como o festival de teatro Mimarte, a outros que “abrem espaço ao aparecimento de músicos bracarenses”, premissa que orienta o festival de música EsteOeste.
Tendo como epicentro a Praça Municipal, a programação, cujo orçamento é de cerca de 250 mil euros, vai abranger diversos espaços da cidade, como o centro histórico, o Parque da Ponte, o Museu dos Biscainhos, o Largo do Pópulo, a Avenida Central, o Largo Barão de São Martinho.
O pontapé de saída será dado já no sábado, na Praça Municipal, com um concerto da Orquestra Filarmónica de Braga (21.30 horas).
A partir de domingo realiza-se, no mesmo local, a 22ª. edição do Mimarte, que conta com seis espetáculos nacionais e dois internacionais, de companhias de França e de Espanha. O encerramento, no dia 9, acontecerá no Museu dos Biscainhos com o espetáculo “Ondeando”, para os mais novos.
De 4 de julho a 25 de agosto, o Parque da Ponte recebe um conjunto de atividades culturais e recreativas, nomeadamente teatro para a infância e jogos de tabuleiro, em nova edição do Verão no Parque.
O Largo do Pópulo acolhe de 13 a 15 de julho o festival de música Braga Blues, enquanto a Praça Municipal será palco do Festival Internacional de Folclore, entre os dias 28 e 30, com a participação de grupos de vários pontos do globo, como Taiti, Sérvia, Taiwan, Venezuela, África do Sul ou Filipinas.
Em agosto, os Sons do Noroeste voltam a animar a Praça Municipal (entre os dias 3 e 5), com grupos do Norte de Portugal e da Galiza, cabendo ao Parque da Ponte receber a primeira edição do EsteOeste (11 a 13), evento que sucede ao festival Limonada e que se assume como uma plataforma para as bandas e os artistas naturais ou residentes em Braga.
A animação das tardes de domingo voltará também ao Parque da Ponte, entre 6 de agosto e 3 de setembro, permitindo a atuação dos vários grupos folclóricos do concelho de Braga.
O programa completo está disponível AQUI