É já no próximo dia 4 de agosto que começa a decorrer o Famafolk - Festival Internacional de Folclore de Famalicão com a cerimónia oficial de abertura, nos Paços do Concelho, às 14.30 horas, e mais tarde, pelas 21.30 horas é a vez da gala de início do festival.
Corpo do artigo
O certame, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, conta este ano com a participação da Companhia de Dança Acuarela Boliviana que vai mostrar nove danças de diferentes regiões da Bolívia mostrando as diversas "expressões do folclore". À companhia da Bolivia juntam-se o Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA, da Geórgia, o Ballet Folclorico de Casanare da Colômbia e o Szőttes Kamara Néptáncegyüttes da Eslováquia, e também Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo e do Grupo Folclórico Santa Cruz Vila Meã, de Amarante.
"É um leque de convidados rico, diversificado e com muita qualidade”, diz o diretor artístico do Famafolk, Ricardo Carneiro.
As atuações vão acontecer no parque da freguesia de Seide S. Miguel, na igreja de Joane e no Parque da Ribeirão também na vila joanense. Do programa consta ainda, um workshop de danças do mundo, às 15.30 horas do dia 4 de agosto, na Praça- Mercado em Famalicão.
O Famafolk está em processo de candidatura ao selo Festival CIOFF (Conselho Internacional Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais), e para Ricardo Mendes Azevedo, presidente do Rusga de Joane o festival deste ano realiza-se "sob o signo da exigência e qualidade da rede de festivais CIOFF". "Este é o primeiro de três anos de avaliação para que o Famafolk possa integrar esta prestigiada rede internacional”, afirma.