"Os Vampiros" e Filipe Melo foram os grandes vencedores dos Galardões BD Comic Con Portugal, cujo palmarés foi divulgado, esta quinta-feira, na Exponor, em Matosinhos.
Corpo do artigo
Distinguido por um júri de 16 personalidades ligadas à BD, entre autores, críticos e divulgadores, "Os Vampiros", escrito por Filipe Melo e desenhado por Juan Cavia, recebeu o Galardões Anual Comic Con BD, dotado de um prémio pecuniário de dois mil euros, que distingue a melhor obra do ano.
O romance gráfico, que decorre na Guiné durante a guerra colonial e explora os medos, reais e psicológicos, que afeta um grupo de comandos portugueses, valeu ao músico e cineasta português igualmente o Galardão Excelência na Escrita de BD.
Osvaldo Medina conquistou o Galardão Excelência na Ilustração de BD, pelo seu livro "Kong The King", uma releitura inovadora a preto e branco do clássico cinematográfico King Kong.
O primeiro volume de "Altemente", um diário gráfico de uma residência artística na localidade de Alte, em Loulé, de um grupo de estudantes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, valeu a Mosi o Galardão Excelência na Criação de Curtas de BD.
O palmarés ficou completo com o Galardão Excelência na Edição de BD em Português de Autores Estrangeiros, atribuído a "Eu, Assassino", dos espanhóis António Altarriba e Keko, que acompanha um professor universitário assassino em série, atividade que exerce como se de uma arte se tratasse, de forma controlada, metódica e convicta.