
Foo Fighters confirmados no NOS Alive 2026
Foto: DR
A banda de Dave Grohl vai marcar presença na 18.ª edição do festival NOS Alive e atua a 10 de julho no Passeio Marítimo de Algés, no mesmo dia dos Wolf Alice, The War on Drugs e Jehnny Beth.
É um dos grupos de rock contemporâneo mais acarinhados pelo público português e tem agora presença confirmada no nosso país, no verão do próximo ano: os Foo Fighters estão de volta à estrada e chegam ao Passeio Marítimo de Algés para atuar no dia 10 de julho, no NOS Alive 2026.
O regresso dos norte-americanos a Portugal - e ao Alive, por onde passaram em 2011 e 2017 - acontece no âmbito da "Take cover tour", digressão que leva Dave Grohl, Nate Mendel, Pat Smear, Chris Shiflett, Rami Jaffee e Ilan Rubin a estádios, arenas e festivais de dez cidades europeias. Oslo, Estocolmo, Munique, Paris, Berlim, Viena, Milão e Madrid são alguns dos locais de passagem, com a tournée a terminar precisamente no NOS Alive.
Depois do lançamento de dois novos singles, "Asking for a friend" e "Today"s song", é certo o lançamento de um novo disco da banda no próximo ano, não sendo ainda conhecido o nome ou a data da edição. O álbum segue-se a "But here we are", de 2023, e a digressão é a primeira do grupo desde a "tour" mundial "Everything or nothing at all" de 2024 - que não incluiu Portugal.
Nos últimos anos, os Foo Fighters passaram por vários momentos difíceis, o mais marcante sendo a perda do baterista Taylor Hawkins, que morreu em 2022. Em maio deste ano, a banda anunciou inesperadamente a saída do baterista Josh Freese, que substituíra Hawkins, sendo agora Ilan Rubin a assegurar o lugar.
No final de outubro, quando surgiram os primeiros dados da digressão, o vocalista Dave Grohl assinou uma partilha nas contas oficiais dos Foo Fighters, onde se mostrava ansioso por este retorno: "Desde o nosso regresso aos palcos em San Luis Obispo, há cinco semanas, que nos lembrámos porque amamos e somos eternamente dedicados a fazer esta coisa dos Foo Fighters", começou por escrever, destacando a "bênção do único e inigualável Ilan Rubin na bateria" e a "reconexão com nossos fãs incríveis (...), porque não estaríamos aqui sem eles". Dave acrescentava então: "O sol está finalmente a nascer no horizonte; que melhor maneira de compartilhar essa vista do que com amigos queridos?"
Nick Cave, Dogstar e muito mais
O NOS Alive regressa ao Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, nos dias 9, 10 e 11 de julho de 2026. Na semana passada, o festival anunciou os Dogstar no alinhamento, marcando assim a estreia do grupo de Keanu Reeves no nosso país: vai acontecer no dia 9 de julho.
O cartaz inclui ainda artistas como Nick Cave and the Bad Seeds, Buraka Som Sistema, Florence and the Machine. Lorde, Pixies, Matt Berninger e Twenty One Pilots. No mesmo dia de Foo Fighters, 10 de julho, estão para já confirmados os Wolf Alice, The War on Drugs e Jehnny Beth, das Savages.
Os bilhetes para o festival estão à venda nos locais habituais, com as entradas diárias a custar 84 euros, os passes de dois dias 168 euros e os de três dias 199 euros.
