O atual responsável executivo da direção de artes performativas da empresa municipal Ágora, Francisco Malheiro, vai ocupar em setembro a codireção do Teatro Municipal do Porto, juntando-se ao norte-americano Drew Klein. Malheiro sucede a Cristina Planas Leitão, que abandonou funções.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Câmara do Porto revelou que Francisco Malheiro ocupará a codireção das artes performativas da Ágora, empresa municipal de cultura e desporto, no início da nova temporada, juntando-se a Drew Klein na codireção do Teatro Municipal do Porto.
"Esta solução garantirá a continuidade do modelo implementado no inicio de 2023, que, através de um concurso público internacional, trouxe o norte-americano Drew Klein para a liderança artística do Teatro Municipal do Porto, do Festival Dias da Dança e do Campus Paulo Cunha e Silva", diz o comunicado da Ágora.
Francisco Malheiro sucede assim a Cristina Planas Leitão, que na quinta-feira cessou oficialmente funções na codireção do Teatro Municipal do Porto. A coreógrafa e programadora quis sair do cargo, por vontade própria, alegando cansaço e desentendimento com Drew Klein na direção bicéfala do TMP.
Segundo o município, a parceria entre Francisco Malheiro e Drew Klein "promete dinamizar a atividade dos projetos dedicados às artes performativas e reforçar o compromisso do município do Porto com a qualidade e a diversidade da oferta cultural".
Tiago Malheiro ficará responsável pela componente executiva, garantindo a continuidade e eficiência dos projetos desenvolvidos e programados pela direção de artes performativas, e Drew Klein assumirá o plano artístico, ficando responsável pela programação.
O município acrescenta ainda que a transição de Tiago Malheiro para a nova estrutura será efetivada nos próximos dias , por forma a garantir a continuidade dos projetos em curso.
Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), Francisco Malheiro foi produtor executivo no serviço de Artes Performativas e coordenador-adjunto no serviço de Imagem e Divulgação da Fundação de Serralves, assistente de programação no The Bluecoat Arts Centre (no Reino Unido), gestor de projeto na Fundação da Juventude e produtor executivo na Fundação Ciência e Desenvolvimento.
Pós-graduado em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Barcelona e mestre em Gestão Cultural pela HKU -- Universidade das Artes de Utrecht, Francisco Malheiro iniciou funções em 2014 no Teatro Municipal do Porto, enquanto assistente de direção artística e, posteriormente, como coordenador artístico.
Em julho de 2022, assumiu a direção executiva no projeto de artes performativas da Ágora.
Em 5 de julho, a Câmara do Porto revelou que Cristina Planas Leitão tinha pedido para abandonar funções.
"Cristina Planas Leitão pediu a demissão da codireção da Direção de Artes Performativas, responsável pelos projetos do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre), Campus Paulo Cunha e Silva e DDD - Festival Dias da Dança, e propôs ao Presidente da Câmara assumir a coordenação do centro de residências para as artes performativas, Campus Paulo Cunha e Silva", referiu.
Em 10 de novembro de 2022, a autarquia anunciou que o programador e curador norte-americano Drew Klein se juntava a Cristina Planas Leitão na codireção artística do Rivoli-Teatro Municipal do Porto, iniciando funções a partir de janeiro de 2023.
Cristina Planas Leitão e Drew Klein sucederam a Tiago Guedes, num inédito modelo bicéfalo de codireção artística do departamento de artes performativas da empresa municipal Ágora, que agrega o Teatro Municipal do Porto, o DDD -- Festival Dias da Dança e o Campus Paulo Cunha e Silva.