Um museu neerlandês teve de recuperar uma obra de arte do lixo depois de um funcionário ter pensado que os objetos em exposição - duas latas de cerveja vazias - eram lixo dos visitantes.
Corpo do artigo
A obra "All The Good Times We Spent Together", do artista francês Alexandre Lavet, mostra duas latas de cerveja amolgadas e simboliza memórias queridas partilhadas com amigos. As latas foram expostas no chão dentro do elevador do museu, como se tivessem sido deixadas para trás por trabalhadores da construção civil.
Um olhar mais atento “revela que estas latas amolgadas foram meticulosamente pintadas à mão com tintas acrílicas”, disse o museu LAM, em Lisse, que é conhecido por exibir a sua coleção de arte internacional em locais não convencionais.
No entanto, um técnico de elevadores pensou que a arte era simplesmente lixo de visitantes e deitou-a fora.
Assim que uma curadora da exposição se apercebeu do desaparecimento, a equipa foi encarregada de procurar minuciosamente a obra, informou o museu. Eventualmente, foi descoberta num saco de lixo, "milagrosamente" intacta. As latas foram limpas e colocadas temporariamente à entrada do museu - agora expostas num pedestal tradicional.
"Queríamos dar-lhes o seu momento de destaque", explicou a curadora Elisah van den Bergh. O próximo local onde a obra será exibida ainda não foi revelado. "Gostamos de surpreender os nossos visitantes, por isso nenhum espaço está fora dos limites", acrescentou.
Apesar do acidente, o museu afirma que “não guarda qualquer má vontade" para com o funcionário, que estaria a substituir o técnico regular que “conhece bem o edifício e as suas exposições”.
“O tema da nossa coleção é a alimentação e o consumo”, disse Sietske van Zanten, diretor do museu. “A nossa arte incentiva os visitantes a ver os objetos do quotidiano sob uma nova luz. Ao exibir obras de arte em locais inesperados, ampliamos essa experiência e mantemos os visitantes atentos.”