Damiano David, ex-vocalista dos Maneskin, vai lançar o primeiro álbum a solo. O sucesso musical “Next Summer” é um dos temas do novo projeto “Funny Little Fears”, disponível a 16 de maio.
Corpo do artigo
O sonho de um dia criar um projeto musical a solo estava em mente desde que era criança, mas foi durante o tempo de interrupção da banda, que Damiano David decidiu embarcar nesta aventura. O ex-vocalista da banda de rock italiana Maneskin vai lançar “Funny Little Fears”, no dia 16 de maio, o primeiro álbum sem o grupo com o qual ganhou o Festival Eurovisão da Canção, em 2021.
“Estava a amadurecer e a preparar-me para mostrar um lado diferente de mim. Fizemos uma pausa, então foi uma boa altura para o fazer. Senti-me muito realizado e quis continuar a lançar o álbum e tudo o que pudesse mais”, admitiu o artista à “Europa Press”.
A música que marcou a estreia do cantor a solo foi “Silverlines”, lançada a 27 de setembro do ano passado, e que retrata a tranquilidade sentida após um momento atribulado. No novo álbum, a esta canção juntam-se "Next Summer" e "Born with a broken heart", todos os temas em inglês, obrigando o cantor a fugir à língua materna, o italiano. "O facto de ser em inglês torna tudo mais fácil, porque me sinto mais distanciado em relação ao que digo", explicou o artista.
“Next Summer” é o terceiro single do novo projeto e fez sucesso em todo o mundo. "À primeira vista, a música fala sobre o amor juvenil – um romance de verão não correspondido. Mas, num nível mais profundo, revela uma reflexão muito maior. É uma alegoria da vida, como às vezes podemos ser prisioneiros de nós mesmos, dos nossos medos, das nossas inseguranças, da nossa incapacidade de mudar. A nossa incapacidade de ver o mundo e a vida de uma perspetiva diferente nos momentos cruciais e decisivos da existência", partilhou o cantor, sobre o tema, nas redes sociais.
Em entrevista à “Europa Press”, o músico confessou não ter por hábito atribuir géneros musicais às canções que produz, embora tenha preferência pelas melodias pop. "Música é música e devemos ter a oportunidade de nos divertirmos com ela e experimentar coisas diferentes, não ter sempre o objetivo de ser um artista único na vida", partilhou Damiano David.
O músico foi alvo de críticas, devido à estética irreverente e ao estilo alternativo com que se apresenta, mas foi também isso que lhe deu visibilidade e garantiu um lugar nos desfiles da Gucci, organizados por Alessandro Michele, antigo designer da marca. “As pessoas vão sempre olhar para ti apenas como uma cara bonita e não como um talento, mas eu sei que tenho talento”, admitiu o artista.
Damiano David é um dos músicos confirmados no Meo Kalorama, no dia 21 de junho, e vai correr o mundo numa digressão pela Europa, Austrália, América do Norte, América do Sul e Ásia.