A sétima e penúltima temporada de "A Guerra dos Tronos" chega a Portugal no próximo dia 17 de julho. Se nunca viu a série mais badalada dos últimos anos, este guia foi feito para si. Conheça a trama, as personagens e o ponto da situação a poucos dias da estreia.
Corpo do artigo
"A Guerra dos Tronos" é das séries de televisão mais complicadas de acompanhar para quem quer começar a vê-la sem ter acompanhado uma única temporada anterior. Difícil, mas não impossível. A dias da estreia da sétima época - no domingo nos EUA e 24 horas mais tarde no nosso país -, damos-lhe a conhecer aqui um pouco do enredo.
Exibida pelo canal norte-americano HBO e em Portugal pelos canais Syfy e TVSéries, esta adaptação livre da saga literária "As Crónicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin, conjuga o fantástico com a época medieval, num universo de intriga, morte, sexo e rivalidade. Tudo entre nove famílias, ou casas, como são designadas.
Os continentes Westeros e Essos são o palco desta trama, onde as estações podem durar vários anos. Westeros é composto por Sete Reinos, atualmente divididos em nove regiões, cada uma governada por uma das nove grandes casas, que disputam o Trono de Ferro, o grande símbolo do poder.
A proteger os Sete Reinos, foi construída uma muralha que faz fronteira com o lado mais selvagem do Norte. Depois de um verão de dez anos, o inverno rigoroso aproxima-se e a Patrulha da Noite, a irmandade que protege a muralha, tem cada vez mais dificuldade em encontrar recursos para levar a bom porto a sua missão.
Quatro casas principais
Os Stark governam a região do Norte e têm sede em Winterfell. Têm como lema "O inverno está a chegar" ("Winter Is Coming"), frase usada como slogan da série. O líder, Eddard Stark, morto na primeira temporada, era casado com Catelyn, da Casa Tully, e pai de seis filhos: Jon Snow, Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon.
Lannister também é uma das famílias centrais. É uma das mais ricas e poderosas de Westeros e tem os Stark como grandes inimigos após a execução de Eddard. Eram liderados por Tywin, pai de Cersei, por Jamie e pelo anão Tyrion - uma das personagens mais populares -, além de governadores do extremo oeste do continente.
A terceira, Targaryen, está presente em Westeros, mas tem as suas origens no continente de Essos. Os dragões eram a sua maior força, mas foram considerados extintos e deixaram esta casa à beira de uma rebelião.
Por último, a família Baratheon, cujo líder, Robert Baratheon, é casado com Cersei Lannister. A série começa com a Casa Baratheon no Trono de Ferro de Westeros, quando Robert é assassinado.
Além destas quatro, o Trono de Ferro é também disputado pelas casas Arryn, Greyjoy, Tully, Martell e Tyrell.
As personagens mais sonantes
Se já ouviu falar deles, então está no bom caminho. Comecemos por Jon Snow, interpretado pelo ator Kit Harington, e uma das personagens mais adoradas da série. É o bastardo da família Stark e no final da quinta temporada o público temeu o pior. Muitos pensaram que tinha morrido, mas para grande alívio a sexta temporada veio provar o contrário.
Lena Heady é a atriz responsável por dar vida a Cercei Lannister. Viúva do rei Robert Baratheon, traiu o marido numa relação incestuosa com o irmão, Jamie, com quem tem três filhos (Joffrey, Myrcella e Tommen). É a atual rainha regente dos Sete Reinos.
Tyrion Lannister, irmão mais novo de Cercei Lannister, também é figura de destaque. Perdeu a mãe à nascença e era odiado pelo pai por ser anão. A irmã tentou matá-lo e ele, pós inúmeras perseguições, tornou-se no braço direito de Daenerys Targaryena. A sua personalidade prima pela astúcia e inteligência. É interpretado pelo ator Peter Dinklage.
Daenerys Targaryen, da casa Targaryen, esteve quase 300 anos no poder. Foi a única sobrevivente da rebelião que roubou o trono à sua família e, como tal, é a legitima herdeira. A atriz Emilia Clark dá vida à personagem.
Como vai encontrar a história?
No início da sétima temporada, Cercei Lannister encontra-se no poder, enquanto rainha regente e vai ter a oposição de Daenerys Targaryen, que vai deixar o exílio, na companhia dos seus dragões, e regressar a Westeros para reclamar o que é dela por direito.