Este fim de semana, a 16.ª edição do Vinipax reúne cerca de 60 produtores de Portugal e Espanha, com mais de 350 referências à prova. A entrada é gratuita.
Corpo do artigo
Este fim de semana, Beja volta a receber "o maior evento de vinhos no sul de Portugal" e "uma referência incontornável no mundo vitivinícola nacional", explica a autarquia, sobre a 16.ª edição do Vinipax. De 3 a 4 de outubro, o Parque de Feiras e Exposições de Beja - Manuel Castro e Brito reúne 40 expositores de várias regiões de Portugal e Espanha, onde estão representados 60 produtores e mais de 350 referências de vinhos, com especial destaque, claro, para as safras de Beja e do Alentejo.
A entrada no Vinipax 2025 é gratuita - sujeita apenas à aquisição do copo oficial do certame para as provas de vinho. Este ano, a região convidada é a Comissão Vitivinícola da Região de Trás-os-Montes e, por isso mesmo, a abertura da iniciativa faz-se com os seus vinhos - "de enorme autenticidade, complexidade aromática e forte identidade territorial." -, harmonizados com o tradicional Folar de Valpaços. Além disso, quanto aos vinhos espanhóis presentes no evento, destaque dado para Almendralejo.
O espaço Sul à Mesa volta a estar presenta nesta edição, oferecendo harmonizações dos vinhos presentes com a gastronomia da região. Além disso, haverá sessões de showcooking com chefs reconhecidos, alguns destes líderes de restaurantes Michelin.