A Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, tem um mês frenético, com 34 eventos. Wim Mertens dá o mote, esta quarta-feira, com a Orquestra Estúdio. Os La Fura dels Baus prometem encher de novo o Largo do Toural, a 24.
Corpo do artigo
O Centro Cultural Vila Flor é o local de arranque para um mês que pretende deixar marcas em ano de capital para Guimarães. O compositor belga Wim Mertens sobe hoje, às 22 horas, ao palco com a Fundação Orquestra Estúdio para apresentar a estreia "When tool met wood", num concerto que vai ter casa cheia.
O mesmo acontece com o concerto da orquestra oficial da Capital Europeia da Cultura marcado para dia 14, com Brausntein, concertino da Orquestra Filarmónica de Berlim. Para ver a orquestra, só a 1 de abril, no concerto "Música em Família - Pedro e o Lobo", às 22 horas, no Centro Cultural Vila Flor.
De regresso ao Largo do Toural estão os catalães La Fura dels Baus. Voltam com um espetáculo diferente, ainda rodeado de surpresa, mas que se vai estender pela Alameda de S. Dâmaso. Este espetáculo marca o arranque da segunda fase da capital, o "Tempo para Criar".
A partir da próxima sexta- -feira, o pioneiro da arqueologia portuguesa Francisco Martins Sarmento é homenageado com uma exposição na sede da sociedade vimaranense com o mesmo nome.
Outra exposição realça a história do arquiteto e urbanista Nuno Portas, com a inauguração, a 10, de "O ser urbano". Está patente até 20 de maio no espaço ASA.
Ainda nas exposições, a Guimarães 2012 lembra John Cage com "Conceptualizing Cage Now", que, entre o dia 10 deste mês e 29 de abril, pretende apresentar uma releitura do experimentalismo radical de Cage.
Já neste fim de semana, a bailarina e coreógrafa espanhola Olga Mesa sobe ao palco do Espaço ASA para mostrar o resultado do trabalho de investigação que realizou durante sete anos. O espetáculo, intitulado "O lamento de Branca de Neve", mistura dança com cinema e música.
Destaque também para o teatro que retrata os reclusos políticos portugueses antes do 25 de abril, com a história de Carlos Costa, companheiro de Álvaro Cunhal na fuga da cadeia de Peniche. Chama-se "Diz-lhe que não falarei nem que me matem" e está em cena de 15 a 17.
No cinema, destaque para "No direction home: Bob Dylan", de Martin Scorsese, a 22 e 23, e as "33 curtas sobre Glenn Gould", a 16.