Já está escolhido o rosto que vai dirigir o projecto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. João Serra, actual vogal executivo do Conselho de Administração, vai substituir Cristina Azevedo na presidência da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pela programação do evento.
Corpo do artigo
O anúncio da escolha ainda não foi feito, mas o JN sabe que António Magalhães, presidente da Câmara de Guimarães, e João Serra estiveram reunidos hoje de manhã, em Lisboa, com Francisco José Viegas, Secretário de Estado da Cultura. Na reunião o autarca comunicou a José Viegas a intenção de aprovar, amanhã, em reunião de Câmara, o nome de João Serra para substituto de Cristina Azevedo na presidência de Guimarães 2012.
Apesar de a nomeação estar incumbida à Câmara Municipal, António Magalhães procurou o consenso junto do Governo, especificamente com o Secretário de Estado da Cultura. Este deu o aval à nomeação de João Serra para presidente da Fundação, pelo que António Magalhães vai propor, amanhã na reunião de Câmara Municipal de Guimarães, às 10 horas, no Convento de Santa Clara, instalações da autarquia, o nome de João Serra.
Depois da mais que provável aprovação, por parte da maioria socialista de Guimarães, do nome de João Serra, o novo presidente de Guimarães 2012 tem a responsabilidade de nomear o novo Conselho de Administração, o que não acontecerá amanhã. Carlos Martins, antigo director de projecto da Fundação - cessou funções alegadamente por divergências com Cristina Azevedo - deve ser novamente incluído no projecto, desta vez como vogal do Conselho de Administração, ocupando o lugar de João Serra, agora nomeado presidente.
Recorde-se que Guimarães 2012 ficou sem presidente com a demissão de Cristina Azevedo, na passada sexta-feira. O acordo entre Cristina Azevedo e a Fundação pôs fim ao contrato da anterior presidente, depois de António Magalhães lhe ter retirado a confiança política.