Concertos acontecem no Porto e em Lisboa, a 26 e 27 de fevereiro, servindo de bailes "pré-Carnaval".
Corpo do artigo
Com uma vontade cada vez maior de se mover pelo (e com o) samba, Marcelo D2 regressa a Portugal no início deste ano para mostrar como se faz a festa no seu país.
O músico atua no Porto e em Lisboa, a 26 e 27 de fevereiro, respetivamente. Há ainda um terceiro espetáculo, no dia 28, em local a anunciar. E os mais de 30 anos de carreira não o impedem de inovar, pelo contrário. Pronto a estrear, Marcelo Maldonado Peixoto traz à Europa uma Roda de Samba.
A escolha do novo formato foi intuitiva. Numa altura em que está cada vez mais ligado ao samba e menos próximo do hip-hop, diz, Marcelo D2 argumenta que, "a ser rigoroso", esta não é uma estreia: as rodas de samba dançam pela sua vida desde que é criança. "O meu pai não acreditava em música gravada, dizia que música verdadeira era ao vivo, e, por isso, a minha casa estava recheada de instrumentos e ritmos quase diariamente". Todos os fins de semana, conta, a família juntava-se para as famosas rodas de samba.
O Brasil no palco
Agora, numa espécie de regresso às origens, Marcelo D2 trá-las para cima do palco. Pelo Brasil, já foi experimentando aqui e ali este formato, mas nunca num espetáculo completamente dedicado ao samba.
Por cá espera duas reações: os que conhecem um pedaço do Brasil pelo que tocará e os que recordam a sua casa. Isto porque a forte presença da comunidade brasileira em Portugal não lhe passa despercebida - "eu próprio tenho inúmeros amigos que estão a morar em terras portuguesas" - e espera que, com um espetáculo em Roda de Samba, possa alegrar quem está "longe de casa" há muito tempo. Ainda assim, é igualmente compensador, diz, saber que estará a mostrar algo que é seu e do seu país a quem nunca o viu, esperando boa adesão do público.
Os concertos de fevereiro em Portugal, no Hard Club, no Porto, e no Casino Estoril, em Lisboa, acontecerão em conjunto com os Bamba Social. Este é um coletivo de músicos luso-brasileiros, sediado no Porto, e que dá forma ao novo formato protagonizado por Marcelo D2. Esta não é a primeira vez que o artista e o grupo se juntam, tendo já trabalhado em 2018 num espetáculo e numa faixa.
Desta vez, Marcelo D2 e os Bamba Social esperam alegrar o pré-Carnaval português, prestando, em simultâneo, homenagem aos maiores músicos brasileiros. Mas do espetáculo espera-se também novas sonoridades, com acrescentos do hip-hop, jazz e funk ao que de mais clássico a música do Brasil tem.