Inspirado no texto de Suzie Miller, o monólogo "À Primeira Vista" dá voz a uma jovem advogada que enfrenta a violência e o peso da justiça. Margarida Vila-Nova interpreta Teresa, em cena no Teatro Sá da Bandeira de 21 de novembro a 7 de dezembro.
Corpo do artigo
O espetáculo é a versão portuguesa de "Prima Facie", da dramaturga australiana Suzie Miller, e acompanha Teresa, uma jovem advogada que se vê vítima de violência e decide recorrer à justiça, confrontando-se com o difícil processo de ter de "contar e recontar várias vezes o trauma".
Estreado em julho de 2024 no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e reposto em janeiro de 2025, o monólogo terá também apresentações no Teatro Municipal de Portimão, a 20 de setembro, e novamente no Maria Matos, entre 22 de setembro e 9 de dezembro.
Sobre interpretar Teresa, Margarida Vila-Nova disse à Lusa, após um ensaio aberto à imprensa em Lisboa, que "é preciso muita resistência, muita resiliência, muita coragem, uma humildade muito grande para mergulhar nestas palavras todas da Suzie Miller, e trazer à cena com a maior dignidade um tema que é tão delicado e tão importante de ser discutido". "Acredito também que o Teatro tem essa capacidade de despertar consciências, ou pelo menos de provocar a discussão, o diálogo", acrescentou a atriz.
Margarida revelou ainda que a peça surgiu na sua vida quando assistiu à versão em Londres e se deparou "com um tema que a inquieta" e "está na ordem do dia", considerando fundamental discutir e levar o tema para o palco.
Na mesma altura, Tiago Guedes, encenador do monólogo, explicou à Lusa que o projeto o atraiu pelas "nuances do abuso", sobretudo dentro de uma relação, considerando tratar-se de "um assunto muito sério e pouco aprofundado".
Com tradução de Ana Sampaio, "À Primeira Vista" conta com cenografia de Catarina Amaro, desenho de luz de Nuno Meira, sonoplastia de Carincur e figurinos de Rita Alves. A assistência de encenação é de Luís Araújo.
No Porto, o espetáculo terá nove récitas, sempre à sexta-feira, sábado e domingo.