
Maria do Rosário Pedreira voltou a publicar poesia inédita, dez anos depois
Pedro Rocha/Global Imagens
A poeta e editora Maria do Rosário Pedreira é a protagonista da sessão de junho do ciclo de conversas com escritores Porto de Encontro, que se realiza neste sábado, às 17 horas, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.
Corpo do artigo
A última sessão da temporada do Porto de Encontro acontece neste sábado, às 17 horas, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett. Em destaque vai estar o novo livro de Maria do Rosário Pedreira, "O meu corpo humano", recentemente publicado pela Quetzal.
Nascida em Lisboa, Maria do Rosário Pedreira é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A sua obra iniciou-se pela ficção juvenil com duas coleções que foram adaptadas à televisão e venderam cerca de um milhão de exemplares.
Embora tenha publicado um romance e contos dispersos em revistas e antologias, é sobretudo conhecida como poeta, tendo publicado cinco livros, com quatro deles coligidos na sua Poesia Reunida, distinguida com o Prémio da Fundação Inês de Castro.
Como editora, o seu percurso está fortemente ligado à literatura portuguesa, tendo contribuído de forma decisiva para o aparecimento de alguns dos autores que mais marcaram o panorama literário nas últimas duas décadas.
A sessão contará ainda com a participação da poeta e professora universitária Rosa Alice Branco.
