A MTV convidou os membros transgénero do exército norte-americano para assistir à cerimónia de entrega dos Video Music Awards, que se realiza no próximo domingo, na Califórnia. O convite da estação surge em resposta à medida tomada por Donald Trump, que decidiu banir os cidadãos transgénero das forças armadas norte-americanas.
Corpo do artigo
A notícia é avançada pelo site The Hollywood Reporter, que cita um comunicado do presidente do canal de televisão. "A MTV convidou membros transgénero das Forças Armadas dos Estados Unidos para os Video Music Awards de 2017 e ficaríamos honrados se pudessem marcar presença. Qualquer patriota que ponha a vida em risco para lutar pela nossa liberdade e represente a igualdade é um herói para a MTV e para os jovens de toda a parte", escreveu Chris McCarthy.
O Departamento de Defesa norte-americano confirmou a abordagem da MTV e está a "rever os parâmetros dos convites individuais".
A iniciativa da MTV surge cerca de um mês depois de o presidente Donald Trump ter anunciado no Twitter que o governo não iria permitir que cidadãos transgénero integrassem as forças armadas norte-americanas. "O nosso exército deve estar focado na vitória decisiva e esmagadora e não pode ser sobrecarregado com os tremendos custos e interrupções médicas que os militares transgénero implicam", escreveu o chefe de estado dos Estados Unidos.
Já em 2010, Lady Gaga compareceu na cerimónia com quatro soldados que haviam sido expulsos ou convidados a sair do exército em virtude da política "Don't Ask, Don't Tell" ("Não Pergunte, Não Conte", em tradução literal), que impedia qualquer pessoa homossexual ou bissexual ao serviço das forças armadas de revelar a sua orientação sexual. A medida foi implementada pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, em 1993, e abolida em setembro de 2011.
A cerimónia dos Video Music Awards, organizada pelo canal MTV, premeia os melhores videoclipes do ano e a edição de 2017 vai ter lugar na arena The Forum, em Inglewood, na Califórnia, Estados Unidos. A apresentação ficará a cargo da cantora Katy Perry.