
Mike Scott é o fundador da histórica banda pop-rock The Waterboys
Foto: Rui Manuel Fonseca
Banda de Mike Scott junta-se a The Cure, Snow Patrol e Ornatos Violeta.
Corpo do artigo
Os históricos escoceses The Waterboys e Liniker, uma das principais revelações da música brasileira dos últimos anos, juntam-se ao cartaz da próxima edição do North Festival, a decorrer na Cidade Desportiva da Maia entre os dias 5 e 7 de junho.
Marcados para 6 de junho, os espetáculos substituem as anunciadas atuações de ambos: no caso dos autores de "The whole of the moon", o concerto do próximo dia 12 na Super Bock Arena, enquanto os de Liniker deviam ter tido lugar a 10 e 11 de outubro em Lisboa e no Porto. A promotora Vibes & Beats acrescenta que irá revelar em breve os restantes nomes que integram o segundo dia do North Festival.
Com The Waterboys e Liniker eleva-se para seis o número de confirmações da próxima edição, a primeira que vai ter lugar na Maia. Assim, os britânicos The Cure vão atuar a 7 de junho, perante o que se prevê um recinto lotado: os bilhetes para o relvado já esgotaram, restando apenas entradas para a bancada VIP e camarote VIP. Há duas semanas, a promotora anunciou mais três nomes: Snow Patrol, Ornatos Violeta (ambos no dia 5) e Mogwai (no último dia).
Passes a 140 euros
Numa primeira fase, os ingressos para o relvado do North Festival têm um custo de 55 euros, valor que ascende a 120 para a bancada VIP e 250 euros para o camarote. O passe geral fica por 140 euros.
Com mais de quatro décadas de existência, os Waterboys conquistaram há muito o seu lugar na história, com temas onde o folk, o rock e a música celta estão em estreito diálogo, casos de "A girl called Johnny", "Fisherman"s blues", "The whole of the moon" e "This is the sea".
Liderado por Mike Scott, o grupo tem reforçado a sua presença nos palcos nacionais nos últimos anos - atuou no Norh Festival de 2022, na Alfândega, protagonizando um concerto que muitos dos presentes colocaram no topo das preferências dos espetáculos dessa edição.
Liniker é a nova MPB
Sem o mesmo lastro de concertos no nosso país, mas com um número crescente de seguidores, Liniker é um valor seguro da nova MPB e a sua música é sinónimo de representatividade, liberdade e transformação. A artista conquistou recentemente três Grammy Latinos.
A par dos nomes que integram o cartaz, o North Festival apresenta ainda como mais-valia a duração dos espetáculos. Segundo o diretor Jorge Veloso, "as bandas irão ter oportunidade de apresentar os seus concertos completos e não com limites de horários impostos habitualmente pelos festivais".
