Afinal o single póstumo de Michael Jackson não é "inédito" e foi, até, interpretado por outro artista em 1991. Compare as músicas.
Corpo do artigo
"This is It" foi lançado online e nas rádios ontem, segunda-feira, como um single inédito de Michael Jackson, mas os especialistas musicais e os fãs mais fervorosos do Rei da Pop repararam imediatamente nas semelhanças entre a canção e outra lançada por uma artista porto-riquenha em 1991.
A informação acabaria por ser confirmada por Paul Anka, que escreveu a canção juntamente com Michael Jackson em 1983, ao site TMZ.com.
Segundo Anka, o próprio Michael Jackson gravou a música no início de 1990 sob o nome "I Never Heard", para ser incluída num disco em conjunto. Tal acabaria por não acontecer, devido a uma zanga entre os dois artistas. Paul Anka ficou com os "masters" da música, acabando por alterar a canção original, que em 1991 foi cantada por uma cantora porto-riquenha chamada SaFire.
[Youtube:9t59sKsFoD0]
"I Never Heard" como "This is It", entre outras semelhanças, partilham as mesmas vozes de fundo (executadas pelos irmãos de Jackson).
[Youtube:M-mFOqxlhk8]
Paul Anka, co-autor de músicas como "My Way", ameaçou processar os responsáveis pelo espólio do cantor norte-americano caso não lhe fosse dado o crédito devido e parte dos lucros da canção.
Rapidamente, foi-lhe concedido 50% de todos os lucros obtidos com o single, o que poderá significar um grande volume de dinheiro a entrar na conta bancária do canadiano.
"Eles entenderam que foi um erro, que aquela canção é minha. Vou receber cinquenta por cento dos lucros de todo o projecto, por acaso, o que é justo", referiu Paul Anka em entrevista vídeo no site TMZ.com.
O single foi lançado a nível mundial quase quatro meses após a morte de Michael Jackson e promovido como se de novo material do músico se tratasse. Estará disponível como parte de um álbum de dois discos no dia 26 de Outubro, que acompanhará o filme/documentário "Michael Jackson's This is It".