O Orçamento de Estado contempla medidas a serem executadas ainda em 2025 no âmbito do PRR.
Corpo do artigo
Dentro do Orçamento do Estado há uma série de medidas na área da Cultura com ligação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Criado em maio de 2021 com o intuito de mitigar os efeitos da pandemia, tinha um valor inicial de 16,6 mil milhões de euros, mas foi reforçado em outubro de 2023 para 22,2 mil milhões de euros, entre subvenções e empréstimos, em resposta ao agravamento da conjuntura geopolítica inerente à deflagração da Guerra na Ucrânia.
O PRR, diz o Governo, prosseguirá com um aumento de velocidade na sua implementação, acelerando, ainda mais, as realizações físicas e financeiras dos projetos aprovados.
Para 2025, está previsto o cumprimento de diversos marcos e metas na área da cultura.
Medidas essenciais
A conclusão da modernização da infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais para 239 bibliotecas públicas, 155 cineteatros e centros de arte contemporânea, cinco laboratórios de conservação e restauro, 50 museus que serão dotados com wi-fi e ainda o Arquivo Nacional da Imagem em Movimento e instalação do Arquivo Nacional do Som.
Está ainda prevista como meta a conclusão da digitalização de mil filmes portugueses da Cinemateca - são 39,5 milhões de registos de bibliotecas e arquivos públicos e 59 500 registos de acervos de museus.
Haverá também a conclusão de 130 projetos de intervenção e 100 empreitadas em 70 Museus, Monumentos e Palácios, e de 13 projetos e cinco empreitadas nos três teatros nacionais, bem como o apoio financeiro para a tradução e edição de 5200 obras literárias.