Já está disponível o site que permite aos jovens interagirem e exercitarem as suas aptidões educacionais e sócio emocionais, acedendo de forma virtual a espaços culturais de relevo no continente europeu.
Corpo do artigo
A Ordem do Mérito das Índias Orientais de Portugal, em parceria com a Livraria Lello e outros países como Espanha, Itália e a Eslováquia, lançou, no âmbito do Projeto Erasmus +, uma plataforma virtual que concede a oportunidade de visitar o espaço físico do Museu Goya, em Espanha, a vila de Volpedo, em Itália, e o Museu e Castelo de Stara Lubovna, na Eslováquia.
A plataforma procura revolucionar "a forma como os jovens podem aproveitar o poder da arte para desenvolver habilidades interpessoais para o seculo XXI", afirma Luís Lopes, presidente da Ordem do Mérito das Índias Orientais de Portugal.
O Virtual Reality for Youth Skills, nome do projeto, procura "desenvolver as competências relacionais dos jovens com o mundo", através da exploração dos espaços virtuais e da consulta de informação das obras expostas "e conhecer o seu valor social, cultural e histórico além de realizar distintas atividades".
A plataforma virtual tem por base o conceito do método De Rose que usa técnicas pedagógicas para levar o conhecimento aos estudantes e "através de estímulos na plataforma teletransportar os jovens para os quatro sitios visitaveis", refere Luís Lopes.
O presidente da Ordem do Mérito das Índias Orientais de Portugal, Luís Lopes, indica que os quatro países se uniram e criaram uma "visita feita em 3D num formato de 360 graus" para que quem acede possa "desenvolver as suas skills" através da visita a espaços culturais desenvolvidos sobre "fortes intervenções na sociedade".
A plataforma Virtual Reality for Youth Skills está disponível através do site virtualfys.com