O Porto recebe, entre 3 e 8 de julho, mais uma edição do programa público gratuito da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica.
Corpo do artigo
Estão confirmadas as presenças do cantor brasileiro Tim Bernardes, da cineasta Jazmín Lopez e dos artistas Maria de Brugerolle, Carla Filipe e Bárbara Wagner & Benjamin de Burca. Os músicos Abraxas e Rare Romance e os performers Piny, Leo Soulflow, André Cabral, Baronesa e Teatro Praga também vão participar. O tema desta edição é “Party Studies”, "que brinda as festas como um conceito de mudança através da História", escreve a organização em comunicado.
O programa - que pode consultar aqui - acontece em vários espaços culturais da cidade: Escola das Artes, Serralves, Passos Manuel e Cinema Batalha. “Durante uma semana vamos realizar sessões de cinema, momentos musicais e performances de artistas e realizadores de importância internacional”, refere Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Católica.
A Porto Summer School on Art & Cinema inicia o programa aberto ao público no dia 3 de julho, às 21 horas, no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes da Universidade Católica, com uma conferência-performance do cantor Tim Bernardes. No dia seguinte, pelas 21.30, no Cinema Batalha, a cineasta Jazmín Lopez, com filmes selecionados para o Festival de Veneza, estará presente para a projeção do seu filme “Si yo fuera el invierno mismo”, seguida de um debate. A 5 de julho, pelas 19.30, no auditório de Serralves, irá marcar presença a dupla Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, conhecida pelos seus filmes e vídeo-instalações em diálogo com outros artistas, contando também com um momento de perguntas e respostas.
No dia 6 de julho, pelas 22 horas, Passos Manuel será o palco para Carla Filipe apresentar “I don’t like parties never and forever”, com as atuações de Abraxas (Live Act) e do DJ de Rare Romance. E para dia 7 de julho, às 21 horas, no Auditório Ilídio Pinho (Católica), está confirmada a presença de Piny, conhecida pelas suas colaborações com diversos artistas em diferentes meios, como Leo Soulflow, André Cabral e Baronesa. O último dia, 8 de julho, conta com a “Queermess” dos Teatro Praga, numa tarde cultural que começará às 16 horas na Escola das Artes.