A primeira eliminatória do Festival Eurovisão da Canção liderou, esta terça-feira, as audiências de televisão em Portugal em quase duas horas de emissão. Em relação ao ano passado, houve, em média, mais 39 mil espectadores sintonizados na RTP1.
Corpo do artigo
A subida percentual em comparação com a primeira semifinal de 2017 foi mínima (4%), mas a suficiente para, em média, ter sido líder de audiências.
A gala, que contou com uma duração de duas horas, foi a primeira escolha dos portugueses em uma hora e 40 minutos. Entre as 20.10 e as e 21.50, a RTP1 foi a estação de televisão mais vista do país, à frente da TVI, em segundo lugar, e da SIC, em terceiro.
Em média, a primeira eliminatória do maior certame de música europeu foi vista por 984,6 mil espectadores, um número correspondente a uma audiência de 10,2% e a uma quota de mercado de 22,6%.
A 9 de maio de 2017, na primeira semifinal da edição desse ano da Eurovisão, que contou com a atuação do português Salvador Sobrar, a emissão da RTP1 teve picos de liderança, pouco consistentes. A gala, transmitida a partir de Kiev, Ucrânia, foi vista por 945,6 mil espectadores.
Os dados aqui apresentados são da responsabilidade da GfK, empresa de audimetria que opera em Portugal.