Apesar de Ben Affleck não estar nomeado para Melhor Realizador, "Argo" recebeu a estatueta mais desejada da noite, a de Melhor Filme, confirmando todas as expectativas.
Corpo do artigo
5 Horas - A cerimónia encerrou com um momento musical dedicado a todos os que não venceram nenhuma estatueta dourada.
4.53 Horas - "Argo" vence o Oscar de Melhor Filme de 2012. O filme realizado por Ben Affleck, que não foi nomeado na categoria de Melhor Realizador, foi o vencedor do galardão mais cobiçado da noite. O nome do vencedor foi anunciado por Michelle Obama, reforçando a dimensão política e o enfoque na história norte-americana de muitos dos filmes nomeados. Grant Heslov, um dos produtores de "Argo", a par de Ben Affleck e de George Clooney, fez questão de referir que tinha ao seu lado não só o produtor como o realizador do filme, deixando uma alfinetada à Academia. Affleck agradeceu muito emocionado.
4.46 Horas - O papel de Abraham Lincoln valeu a Daniel Day-Lewis o terceiro Oscar para Melhor Ator, um feito ímpar na história dos prémios da Academia. Day-Lewis é o primeiro ator de sempre a conquistar três estatuetas nesta categoria. O ator, dado como vencedor desde o início, recebeu uma ovação do público que se encontra no Dolby Theatre, em Los Angeles, a assistir à cerimónia.
4.40 Horas - Surpreendida e sem fôlego, Jennifer Lawrence subiu ao palco para receber Oscar de Melhor Atriz pelo papel desempenhado em "Guia Para Um Final Feliz", de David O. Russel. A jovem atriz deu os parabéns a outra das nomeadas, Emmanuelle Riva, que completa este domingo 86 anos. Esta foi uma das categorias mais curiosas este ano, com Emmanuelle Riva e Quvenzhané Wallis a destacarem-se por serem as nomeadas mais velha e mais nova de sempre, respectivamente. Quvenzhané Wallis tem nove anos e na altura em que protagonizou "Bestas do sul selvagem" tinha apenas cinco.
4.33 Horas - Momento de consagração para Ang Lee, eleito pela Academia Melhor Realizador, com a adaptação do livro de Yann Martel "A Vida de Pi". Esta foi também a primeira incursão do realizador no universo 3D.
4.23 Horas - Quentin Tarantino leva para casa o Oscar para Melhor Argumento Original, a segunda estatueta dourada da noite para "Django Libertado". "Este foi o ano dos argumentistas", destacou Tarantino, elogiando o trabalho dos outros nomeados nas categorias de argumento.
4.21 Horas - Chris Terrio sobe ao palco para receber o Oscar de Melhor Argumento Adaptado pelo guião de "Argo". O argumentista dedicou o galardão a Tony Mendez, o agente da CIA cuja criatividade permitiu resgatar seis funcionários da embaixada norte-americana em Teerão, em 1979, e que inspirou "Argo".
4.13 Horas - Depois de Norah Jones interpretar "Everybody Needs A Best Friend", do filme "Ted", tema também nomeado para o galardão de Melhor Canção Original, foi Adele que subiu ao palco para receber a estatueta dourada. A cantora britânica era a grande favorita, com "Skyfall".
4.08 Horas - "A Vida de Pi" conquista o terceiro Oscar. Mychael Danna sobe ao palco para receber o galardão para Melhor Banda Sonora Original.
3.54 Horas - O ator Michael Clarke Duncan, o realizador e produtor Tony Scott ou a argumentista Nora Efron foram algumas das figuras da sétima arte que faleceram em 2012 e que foram homenageadas esta noite. O momento foi coroado pela interpretação de Barbra Streisand, que subiu ao palco para cantar "The Way We Were".
3.46 Horas - "Lincoln" conquista o Oscar de Melhor Design de Produção, o primeiro dos 12 para que está nomeado.
3.32 Horas - Um dos momentos musicais mais aguardados da noite: Adele interpreta o tema "Skyfall", do filme "007 Skyfall", nomeado para o Oscar de Melhor Canção Original. Adele é a grande favorita, depois de ter conquista o Globo de Ouro nesta categoria.
3.30 Horas - "Argo" conquista a primeira estatueta dourada, na categoria de Melhor Montagem.
3.26 Horas - Em palco, o Presidente da Academia, Tom Sherak, revela que o Museu do Cinema deverá estar concluído em 2016.
3.20 Horas - Depois de ter sido eleita melhor atriz secundária pelo sindicato de atores e de ter conquistado o Bafta e o Globo de Ouro nessa categoria, Anne Hathaway leva para casa o Oscar de Melhor Atriz Secundária. Este é o terceiro Oscar para "Os Miseráveis".
3.10 Horas - A primeira surpresa da noite: empate na categoria de Melhor Edição de Som. "O:30 Hora Negra", de Katherine Bigelow, e "007 Skyfall", de Sam Mendes, partilham a estatueta dourada nesta categoria. Este é o primeiro Oscar para ambos os filmes.
3.09 Horas - "Os Miseráveis" arrecadam o segundo Oscar, para Melhor Mistura de Som.
2.57 Horas - Hugh Jackman, Anne Hathaway, Amanda Seyfried e o restante elenco de "Os Miseráveis" sobe ao palco para interpretar uma cena do musical realizado por Tom Hooper, que está nomeado em oito categorias. Este ano, a Academia presta homenagem aos musicais.
2.53 Horas - Jennifer Hudson presta homenagem ao filme "Dreamgirls".
2. 50 Horas - Catherine Zeta Jones recorda em palco o musical "Chicago".
2.48 Horas - "Amor", de Michael Haneke, conquista o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme do realizador austríaco era o grande favorito.
2.40 Horas - "Searching for Sugar Man", de Malik Bendjelloul e Simon Chinn, conquista a estatueta para Melhor Documentário. Este é o segundo Oscar para Simon Chinn, que em 2009 conquistou o galardão de Melhor Documentário com "Homem no Arame".
2.32 Horas - "Inocente", de Sean Fine e Andrea Nix Fine, é eleita Melhor Curta-metragem documental. Os realizadores fazem-se acompanhar pela protagonista do filme, que já foi uma sem-abrigo.
2.31 Horas - "Curfew", de Shawn Christensen, é considerada a Melhor Curta-metragem de Imagem Real.
2.20 Horas - A Academia celebra os 50 anos dos filmes do agente secreto 007. Shirley Bassey, umas das principais intérpretes das bandas sonoras, atua pela primeira vez na cerimónia de entrega dos Oscares. "Goldfinger" foi o tema escolhido.
2.16 Horas - "Os Miseráveis" conquistam o primeiro Oscar, na categoria de Melhor Caracterização. Lisa Westcott e Julie Dartnell não escondem a emoção quando sobem ao palco para receber o galardão.
2.14 Horas - Jacqueline Durran conquista a primeira estatueta dourada para o filme "Anna Karenina", na categoria de Melhor Guarda-roupa.
2.07 Horas - E "A Vida de Pi" conquista o segundo Oscar da noite, para Melhores Efeitos Visuais.
2.04 Horas - Com 11 nomeações, "A Vida de Pi" conquistou o primeiro Oscar, na categoria de Melhor Fotografia.
1.57 Horas - "Brave - Indomável" conquistou a estatueta dourada para Melhor Filme de Animação.
1.55 Horas - "Paperman", de John Kahrs, leva para casa o Oscar de Melhor Curta-metragem de animação.
1.47 Horas - O primeiro Oscar da noite foi entregue a Christoph Waltz, por "Django Libertado", na categoria de Melhor Ator Secundário. O ator agradeceu à personagem que interpretou - Dr. King Schultz -, a Quentin Tarantino e aos colegas com quem contracenou. Waltz já vencera o Oscar de Melhor Ator Secundário, em 2009, com "Sacanas sem Lei", também de Quentin Tarantino.
1.40 Horas - Mais um número musical, com Daniel Radcliffe e Joseph Gordon-Levitt.
1.37 Horas - O anfitrião da noite protagoniza o segundo momento musical, acompanhado por Charlize Theron e Channing Tatum.
1.30 Horas - Arrancou a 85.ª edição dos Oscares, com Seth MacFarlane, o anfitrião deste ano. O criador da série "Family Guy" começou a cerimónia com muito humor politicamente incorreto, fazendo, desde logo, Tommy Lee Jones, um dos nomeados para Melhor Ator Secundário, esboçar um sorriso.