Os Deolinda, os Linda Martini, Gisela João e Rui Pregal da Cunha vão atuar a 31 de maio, no festival Rock in Rio Lisboa, numa homenagem ao músico António Variações, que este ano completaria 70 anos.
Corpo do artigo
Os quatro nomes portugueses, anunciados esta terça-feira em conferência de imprensa, vão interpretar o repertório de António Variações no palco principal do festival, no mesmo dia dos Arcade Fire.
O festival, no Parque da Bela Vista, decorrerá nos dias 25, 29, 30 e 31 de maio e a 1 de junho.
A ideia da direção do festival é "juntar artistas de uma nova geração que gostasse do António Variações", disse o programador Zé Ricardo.
Em declarações à agência Lusa, Zé Ricardo explicou que, em palco, cada artista convidado irá interpretar três temas de António Variações - o repertório está ainda por escolher -, e a lógica será de dinâmica entre músicos "para que o 'show' não pare".
Perante um artista "transgressor", que influenciou várias gerações, Zé Ricardo admitiu que "a escolha do quarteto" para o espetáculo no Rock in Rio Lisboa "demorou muito tempo", até se encontrarem os músicos que tivessem "mais química".
À Lusa, a fadista Gisela João afirmou-se uma "Gisela Variações": "Eu tenho 30 anos e acho que a minha geração teve muita coisa boa por causa do António Variações. Quebrou barreiras, abriu portas, mudou formas de pensar e de se ver as músicas".
O músico António Variações morreu há 30 anos, a 13 de junho de 1984, deixando dois álbuns editados e um conjunto de gravações inéditas que, em 2004, foram recuperadas pelo projeto Humanos, do qual fizeram parte David Fonseca, Camané, Helder Gonçalves, Manuela Azevedo e Nuno Rafael.