"A vista é de tirar o fôlego", diz Roberta Medina, vice-presidente do festival, que este ano vai decorrer no novo Parque Tejo, em Lisboa. O 10.º Rock in Rio decorre em dois fins de semana de junho: de 15 a 16 e depois de 22 a 23.
Corpo do artigo
É a atração mais popular do Rock in Rio Lisboa: a Roda Gigante Pisca Pisca vai regressar na 10.ª edição do festival. Vai ser o elemento central da nova paisagem do certame, que decorrerá no Parque Tejo, na nova Cidade do Rock, entre dois fins de semana: de 15 a 16 de junho e depois de 22 a 23.
O cartaz da edição 2024 ainda não está fechado, mas conta já com nomes fortíssimos do panorama pop-rock, como Scorpions, Ed Sheeran, Jonas Brothers, Europe, Jão, Camila Cabello, Doja Cat, Ivete Sangalo, James, Evanescense, Extreme ou Calum Scott.
Entre muitos outros, há uma série de nomes de primeira linha da música portuguesa: Xutos & Pontapés, Pluto, Carolina Deslandes, Fernando Daniel ou Anselmo Ralph.
Além da nova vista sobre o rio Tejo, a Roda Gigante Pisca Pisca tem um novo look e um conceito especial – a Roda do Tempo – com cenários alusivos aos 20 anos de história do festival em Portugal.
“Sob o olhar atento do Tejo e da Ponte Vasco da Gama, a Roda Gigante dará vista privilegiada aos seus passageiros, que viverão uma experiência única. E é uma vista de tirar o fôlego”, disse Roberta Medina, vice-presidente do festival.
Cinco cabinas especiais
A Roda Gigante vai estar localizada no ponto mais alto do novo recinto e vai contar com 24 cabinas e cinco temas que relatam as duas décadas do Rock in Rio Lisboa.
A primeira é a Cabina do Palco Mundo, que irá celebrar o palco que contou com inúmeros concertos únicos. Depois vem a Cabina dos Artistas, que remeterá para todos os artistas que passaram pelo festival e que fizeram a magia acontecer.
Segue-se a Cabina do Público, cheia de luz, que irá remarcar o facto de o Rock in Rio ter sido o primeiro festival a iluminar a plateia, vindo depois a Cabina dos Rolling Stones, que iluminará em muitos a memória de quando Bruce Springsteen pisou o palco em 2014 para atuar com a banda de Mick Jagger, com Bill Clinton na plateia. Por último: a Cabina Amy Winehouse, que irá homenagear a icónica cantora e compositora falecida em 2011, com 27 anos.
À volta da Roda haverá DJs a tocar músicas dos artistas que passaram pelo festival ao longo de todas as edições.
"A experiência na Cidade do Rock é muito mais do que ver concertos, é conviver, brincar, viver momentos inesquecíveis com a família, com os amigos e até com pessoas que você nunca viu", sublinhou Roberta Medina.
"Untold stories" tem 2.ª temporada
Entretanto, a segunda temporada de “Untold stories” já arrancou esta quinta-feira nos canais oficiais de YouTube do Rock in Rio Lisboa e da RFM, no Spotify do Rock in Rio e da RFM, e no site oficial da RFM, com o primeiro episódio.
Moderado por António Mendes, diretor da RFM, e Rodrigo Gomes, animador do "Café da Manhã", o programa de videocast junta protagonistas e profissionais do festival e que fazem parte da história do Rock in Rio Lisboa.
A segunda temporada de “Untold Stories” vai desvendar novas aventuras, imprevistos, surpresas e tudo o que acontece por trás da cortina dos bastidores do festival.
O primeiro episódio, que já está disponível na plataformas de streaming, conta com a participação de Roberta Medina e de Carlos Pedro, diretor de brand marketing da Galp. O segundo episódio fica disponível a 8 de abril.
Entre os próximos participantes há muitas estrelas da televisão: Cláudia Borges (apresentadora SIC), Liliana Campos (apresentadora SIC Mulher), Pedro Boucherie Mendes (diretor SIC Radical), Rita Carmo (fotojornalista Blitz/ Expresso), Graça Costa Pereira (editora de cultura SIC), Inês Folque (apresentadora de TV), Joana Cruz (animadora "Café da Manhã" - RFM), Joana Latino (Jornalista SIC e SIC Mulher), Mário Rui Vieira (Jornalista Blitz/ Expresso), Nelson Cunha (diretor Mega Hits), Teresa Lage (produtora RFM), Vanessa Oliveira (apresentadora de TV) e os artistas Carolina Deslandes, Carolina de Deus e Filipe Karlsson.