De Baby Keem a Yves Tumor, cinco canções explosivas que o Porto vai ver e ouvir ao vivo a partir desta quarta-feira e até sábado.
Corpo do artigo
É muito provável que chova no Porto durante o Primavera Sound (desta quarta a sábado, Parque da Cidade), mas no coração dos que veem no cartaz de 2023 a melhor oferta gourmet de todos os festivais nacionais fará sempre sol. Para bom benefício do ciclo circadiano de cada um, eis cinco singles de cinco artistas capazes de impermeabilizar todo e qualquer sorriso solar.
Baby Keem, "The Hillbillies". É o novo single do sobrinho de 23 anos de Kendrick Lamar (ambos atuam já amanhã). É um rap que nos atira para o recreio do relaxe: bateria club chique, um sample espetral de "PDLIF", de Bon Iver, a fazer de cortina rendada a ventar e Keem e Kendrick a rapar durante três minutos sulfurosos, comparando-se a Messi e a Neymar, divertidos a comprar propriedades na Europa.
Alvvays, "Tile by tile". Quinteto de Toronto, fazem "dream power pop" como se fossem os Smiths ou os Sundays orquestrados pela rumorosa guitarra de Kevin Shields dos MBV. O single é do novo disco "Navy sav", lépido e muito gracioso, dura 2"58"" e vem todo rendilhado pela esperança do amor.
Wednesday, "She"s acting single (I"m drinking double)". Esguias, estrondosas e cheias de arrebatamento poético, as Wednesday (alt-rock, EUA) são uma preciosidade. Esta canção, que é sobre o amor homoafetivo entre duas mulheres, está cheia de vulnerabilidade e embrulha-nos num cobertor de ruído fofo e nectário.
NxWorries, "What more can I say". O super duo de Anderson Paak e de Knxwledge é hip hop e dulcíssima neo-soul. Esta canção comove: é sobre as tentações e as trelas das relações: uma frase de violino triste, um baixo carnudo, dois trompetes a radiar e as vozes entrelaçadas em ternura.
Yves Tumor, "Crushed velvet". Orgástico, melancólico, feérico, tudo em Yves Tumor (art-rock, EUA) vai bater aos enganos subsónicos do amor. Este single, que Tumor tocará sábado à noite no Porto, é uma febre de glam-pop: baixo cavalgante, bateria em síncope, guitarra a trovejar e aquela voz fortificante e funk, como se Yves fosse Prince e Bowie a boiar no espaço sideral.
Baby Keem, Alvvays, Wednesday
NxWorries e Yves Tumor
Primavera Sound Porto