A tarde desta sexta-feira do festival Milhões de Festa, em Barcelos, foi passada em formato Sunset na piscina municipal daquela cidade, com sons variados.
Corpo do artigo
O cenário paradisíaco já não é novidade para quem conhece o festival barcelense, distinto pela forma como agrega boa música, calor, gente bonita e uma piscina.
As quatro atuações da tarde terminaram com a eletrónica do Dj Nan Kolè, romano de batidas negras que juntou centenas de festivaleiros à volta do palco. Quem fechasse os olhos podia pensar que estava numa discoteca cheia de gente, mas mal os abrisse via nadadores de todos os gostos e feitios, ou bailarinos a abanar a cabeça de biquíni e óculos de sol em frente ao palco. Os que não se renderam continuaram numa piscina bem frequentada e de água morna que deliciou mesmo aqueles que não tinham intenção de se refrescar. A temperatura acima dos 30 graus assim obrigou, pese embora a bela brisa ribeirinha do rio Cávado.
A tarde começou com produto nacional, Surma. Uma banda de uma só pessoa, Débora Umbelino, protagonizou um concerto em que misturou estilos tão variados como Jazz e Post-Rock ou Noise. Aquele final com "Lo-Fi" emociona e dá o mote para o Dj Nicola Cruz, um Equatoriano importado de França que debita sons tribais e africanos ao fim de tarde, para deleite de muitos.
Pelo meio houve Wume, um pop multirritmico oriundo de Baltimore, Estados Unidos, experimental e com muitos elogios ao cenário visto de cima do palco. Em suma, via-se gente de biquíni ou calção a mergulhar ou apanhar sol. Quem não se cansou demais pode contar com uma noite em que Goat aparece como cabeça de cartaz do palco Milhões, local que estreia hoje, ao segundo dia de festival.