Tudo o que precisa de saber para Paredes de Coura: horários, bilhetes, transportes e campismo
A edição que assinala os 30 anos do festival Paredes de Coura destaca nomes como The Walkmen, Wilco, Little Simz e Lorde. Encontre aqui toda a informação útil: dos horários aos bilhetes, passando pelos transportes e campismo.
Corpo do artigo
Abertura de portas e preço dos bilhetes
O festival realiza-se nos dias 16, 17, 18 e 19. Na quarta-feira, dia 16, as portas do recinto abrem às 16.30 horas. Nos dias seguintes, abrem às 17 horas. Quanto à bilheteira, funcionará entre as 14 horas e a 1.30 horas. Nos dias do festival, o bilhete diário ou passe podem ser trocados pela pulseira entre as 14 horas e a 1.30 horas. O passe geral de 4 dias custa 120 euros. Os bilhetes diários têm o preço de 60 euros.
Objetos proibidos
Entre os objetos proibidos no recinto encontram-se capacetes de moto, malas de viagem e outras malas e mochilas de grandes dimensões, bem como guarda-chuvas, cadeiras, garrafas, latas, sprays e aerossóis, ponteiros laser, equipamentos profissionais de fotografia e vídeo, drones, armas de qualquer tipo e todos os objetos considerados perigosos, e mensagens xenófobas ou de apelo à violência. O bengaleiro estará aberto das 16.30 horas às 6 horas.
Mobilidade reduzida
Para as pessoas com mobilidade reduzida, haverá plataformas especiais, em ambos os palcos, e uma equipa para acompanhar os espectadores.
Campismo
O campismo é reservado aos portadores de passe de quatro dias. Quem tiver bilhete diário pode usar o parque de campismo das 8 horas desse dia às 12 horas do dia seguinte. A entrada no parque de campismo implica a colocação da respetiva pulseira. No parque de campismo, haverá um supermercado, aberto das 9 horas às 22 horas. De forma a evitar o desperdício alimentar, será possível doar a comida e bebida à associação Centro Paroquial e Social de S. Bento. A recolha será feita no dia 20 de agosto, junto ao apoio ao campista.
Transportes
No que toca a transportes para o recinto, a Rede Expressos reforçará a frequência de autocarros para Paredes de Coura até dia 20 de agosto.
Desde sábado que decorre uma espécie de pré-festival, o "Sobe à Vila", sempre ao final da noite, destinado sobretudo para quem já está alojado na zona de campismo. Este ano, assinalam-se ainda os regressos dos norte-americanos Yo La Tengo, que estiveram no festival em 2000, e da dupla britânica Sleaford Mods, que atuou em Coura em 2016.
O evento que nos últimos anos tem sido apelidado de "couraíso" aconteceu pela primeira vez em 1993 por iniciativa de um grupo de amigos que queria organizar um evento dedicado ao rock independente. A primeira edição intitulava-se "Festival de Música Moderna Portuguesa" e teve apenas um dia de concertos, com Ecos da Cave, Gangrena, Cosmic City Blues, Boucabaca e Purple Lips.