"Indiana Jones 5", "Missão impossível 7" e "Velocidade furiosa 10": as grandes sequelas marcam a rentrée.
Corpo do artigo
É uma das rentrées cinematográficas mais fortes da memória recente - é seguramente a mais vigorosa desde a pandemia do coronavírus - e tem duas palavras-chave definidoras. A primeira é óbvia: ação! A segunda também: sequelas!
Dentro de dias, e sempre pela batuta de James Gunn, vamos ter a estreia de novo capítulo da saga de comédia e aventura "Guardiões da galáxia: Volume 3" (4 de maio). A meio do mês, no dia 18, estreia o tão aguardado pela legião de fãs da adrenalina "Velocidade furiosa X". A grande novidade deste décimo título da série é a rodagem de algumas cenas em solo nacional. Vamos ver se as conseguimos identificar. Traz Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jason Mamoa, Brie Larson e a portuguesa Daniela Melchior.
As últimas estreias de maio trazem até nós um dos filmes mais esperados do ano, a versão da Disney em imagem real do clássico "A pequena sereia". Será que as concessões à ditadura do politicamente correto vão impedir os puristas de aderir a esta produção, ou irá atrair, como a anterior, uma nova geração de pequenos cinéfilos? No mesmo dia, o filme de ação e aventura "Cavaleiros do Zodíaco" chega com a chancela da famosa manga de Masami Kurumada.
O mês de junho é pródigo em filmes capazes de encher as salas. Logo no dia 8, "Transformers: O despertar das feras" vem anunciado como um "spinoff" da série original, sem Michael Bay na realização, mas com a curiosidade de ter a recém-oscarizada Michelle Yeoh como protagonista, ao lado de Ron Perlman. Uma semana depois chega "The flash", onde o herói da DC Comics é interpretado por Ezra Miller e Ben Affleck e Michael Keaton retomam os seus papéis como Batman/Bruce Wayne.
Mas o melhor está ainda para vir. É a 29 de junho que estreia em Portugal "Indiana Jones e o marcador do destino", 5.a aventura da série do arqueólogo-aventureiro. Steven Spielberg cedeu a realização ao sólido James Mangold mas Harrison Ford, em forma aos 80 anos, retoma a personagem que colocou no imaginário coletivo há já 43 anos! Pouco ou nada se sabe ainda da trama do filme, que estreará debaixo dos holofotes de Cannes. Sabe-se que o mítico ator será acompanhado por Mads Mikkelsen, Antonio Banderas, Phoebe Waller-Bridge e John Rhys-Davies, o Sallah dos dois primeiros filmes da série.
o peso-pesado "MI 7"
Depois, não vai ser necessário esperar muito para a estreia de outro peso-muito-pesado: "Missão impossível - ajuste de contas: parte um" (13 de julho). É a sétima aventura de Ethan Hunt, com Tom Cruise numa nova coleção de arriscadas proezas. Terá ao lado Rebecca Ferguson, Vanessa Kirby e Simon Pegg.
Na semana seguinte há um "big bang" de rosa-fúcsia: "Barbie" em imagem real. A mais famosa boneca do Mundo tem o corpo de Margot Robbie e Ryan Gosling é o Ken. Um filme a que a realização de Greta Gerwig perspetiva, pelo menos, um olhar original, inteligente e criativo. A ver vamos.
Nesse mesmo dia (20 de julho), "Oppenheimer" traz-nos Cillian Murphy na pele do cientista associado ao desenvolvimento da bomba atómica, na mais recente realização do sempre dotado Christopher Nolan.
Agosto ainda está longe, mas há já uma estreia confirmada que terá seguramente os seus seguidores. "Gran turismo" (10 de agosto) baseia-se na história verídica de um adolescente tão dotado no jogo de vídeo que dá título ao filme que acabaria por se tornar piloto profissional de corridas. David Harbour, Orlando Bloom e Djimon Hounsou são protagonistas.
já é a 27.ª longa da Pixar
Géneros à parte, a animação nunca faltará no menu das grandes salas. De entre os vários títulos que vão estrear nos próximos meses destaque para a 27.a longa-metragem da Pixar, "Elemental", que vai fechar o Festival de Cannes. Chega às salas a 29 de junho.
Já no início de maio há outras estreias: "Mavka: A alma da floresta" (dia 4), a que se seguem-se "Argonautas: heróis do Olimpo" (11 de maio), "Homem-Aranha através do aranhaverso" (1 de junho), "Pinóquio: A história verdadeira" (8 de junho), "Ruby - Kraken adolescente" (29 de junho) e "Tartarugas Ninja: caos mutante" (10 de agosto).