Mais espaço, mais atrações e mais convidados são os trunfos da Comic Con Portugal 2015 - que entre sexta-feira e domingo se realiza na Exponor, em Matosinhos - para tentar suplantar os 32 mil visitantes que marcaram presença no ano passado.
Corpo do artigo
A ideia base continua a ser celebrar diversos aspetos da cultura pop, do cinema às séries televisivas, da BD aos videojogos, do manga e do anime ao cosplay. Seis áreas distintas, mas intimamente ligadas, em que cada visitante pode "ser aquilo que quiser", o lema desta edição.
O "maior evento de cultura pop português" ocupa uma área de 35 mil metros quadrados (mais 10 mil do que em 2014), na qual cresceu sobremaneira a oferta em termos de atrações, expositores e restauração, esta última uma das falhas do ano passado.
O elenco de convidados também é mais vasto, com destaque para a presença das atrizes Shannon Elizabeth e Tara Reid ("American pie"), Nathalie Emmanuel ("Velocidade furiosa 7" e "Game of thrones"), John Noble ("Senhor dos Anéis", "Fringe"), Sinqua Walls e Joana Metrass ("Era uma vez..."). Os mais, um dos segmentos em que a organização mais aposta este ano, podem contar com Linden Ashby, Susan Walters, Holland Roden e Ryan Kelly ("Teen Wolf"), Mark Osborne (realizador de "O principezinho", que amanhã estreia nos cinemas), Cameron Boyce ("Os descendentes) ou Maria Camões e Diogo Amaral (as vozes portuguesas da animação da Pixar "A viagem de Arlo").
Jason Momoa afinal já não vem
Anunciado em junho como cabeça de cartaz da Comic Con, o ator americano Jason Momoa (é o Khal Dago em "Game of thrones" e Aquaman em "Batman vs. Superman") cancelou a presença, foi ontem revelado.
No que diz respeito à BD, o cartaz é mais forte. Dele fazem parte Brian Azarello e Eduardo Risso ("100 balas", "Batman"), Dias Canales e Rubén Pellejero (autores do recente regresso de Corto Maltese), Tsuneo Sanda (ilustrador de "Star wars"), os portugueses Filipe Melo e André Oliveira ou os espanhóis Miguelanxo Prado e Carlos Pacheco.
Este ano, a Comic Con abre também as portas à literatura, com a presença de David Durham (autor da saga "Acacia") e de Samantha Shannon ("The bone season"). Painéis e sessões de autógrafos com todos eles serão oportunidades para os fãs estarem mais próximos e trocarem algumas palavras com os seus ídolos. Exposições, antestreias, torneios de videojogos e concursos de cosplay fazem igualmente parte de um programa vasto pensado para satisfazer todas as faixas etárias durante um fim de semana em cheio.