A minissérie que está a ser gravada em Chaves insere-se na linha de ficção nacional que o canal quer para o seu horário nobre. Direção de programas fala em conteúdos "inovadores".
Corpo do artigo
O diretor do programas da RTP1 quer criar uma linha de ficção nacional no horário nobre para os primeiros cinco dias da semana. Vidago Palace, a minissérie que a estação pública está a gravar no hotel homónimo, em Chaves, pode vir a ocupar esse lugar. "Algumas das nossas séries-âncora vão estar em prime time à segunda-feira, pelas 21.00, e Vidago [Palace] é uma dessas possibilidades", disse esta sexta-feira o responsável durante as gravações da mesma, e nas quais o DN esteve presente.
O concurso de cultura geral interativo apresentado por Pedro Fernandes, The Big Picture, é a atual aposta da RTP1 para as noites do canal, mas Deusdado admite que poderá não o ser por muito mais tempo, pelo menos às segundas-feiras. "O que eventualmente vamos fazer é suprimir o concurso à segunda-feira e apostar na ficção", revelou o diretor de programas. Atualmente, a RTP1 já transmite uma série portuguesa diferente de terça a sexta-feira, por volta das 22.00: Mulheres Assim, Os Boys, Dentro e Miúdo Graúdo.
Confrontado com as críticas de que a estação está a investir dinheiro dos contribuintes num produto que é nobre, mas que tem pouca adesão por parte dos espectadores, Daniel Deusdado frisou que o que é "absolutamente mais estratégico que a RTP" é a criação de "conteúdos inovadores, que sejam o reflexo do nosso tempo, que mostre um determinado passado ou que tenham uma história". E deu o como exemplo Vidago Palace. Não nega, no entando, que é necessário "um processo de habituação por parte do espectador".