Corpo do artigo
A beleza natural de Portugal não apenas encanta os que cá vivem e os que cada vez mais nos visitam, como se traduz também em produtos plenos de caráter e qualidade.
O vinho será porventura um dos melhores exemplos dessa riqueza. Poderia cair na tentação de puxar um pouco "a brasa à minha sardinha" (afinal até estamos no tempo das sardinhadas dos Santos Populares) e focar-me apenas no Douro.
O Douro é parte de mim. Com raízes profundas na região, toda a minha vida foi e continuará a ser dedicada às suas vinhas e vinhos.
Mas se o Douro é de facto uma região muito especial, em todo o país, de Norte a Sul existem grandes vinhos.
Fantásticos não apenas pela sua qualidade mas também pela sua enorme diversidade. E sobretudo pela forma como, num mundo cada vez mais globalizado, os vinhos Portugueses carregam consigo as suas castas, as suas terras e as suas gentes.
A dificuldade (boa!) está em escolher entre tantos bons exemplos.
Deixo assim duas sugestões que refletem a maravilhosa diversidade do nosso Portugal.
Um branco da Casa de Cello de João Pedro Araújo, produtor que há muito trabalha nas suas vinhas em Amarante para afirmar o grande potencial qualitativo da Região dos Vinhos Verdes. O seu Quinta de Sanjoanne Superior branco 2015 mostra uma enorme pureza de fruta mas plena de subtilezas, com notas minerais, limão, chá verde e ameixas brancas frescas. Ficará muito bem com umas vieiras seladas ou um robalo ao sal.
Seguindo viagem até ao Dão, a Quinta dos Roques é uma das paragens incontornáveis. O Quinta dos Roques tinto 2015 é um excelente exemplo do carácter da região e da complementaridade entre as suas castas clássicas (Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro, Tinta Roriz ). Notas balsâmicas, florais e de frutos do bosque, com taninos finos mas firmes. De ampla aptidão gastronómica, estará perfeito com um cabritinho assado.
Quinta de Sanjoanne Superior branco 2015
- Região: Vinhos Verdes
- Produtor: Casa de Cello
- PVP: 23€
Quinta dos Roques tinto 2015
- Região: Dão
- Produtor: Quinta dos Roques
- PVP: 9€
Todos os domingos, na edição impressa do JN, damos-lhe sugestões de vinho.