A 5 de novembro de 1993, precisamente há 20 anos, foi constituído o Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, em Gondomar. A ideia é preservar o acervo e divulgar a obra do autor da "Ribeira Negra". O espaço já foi visitado por 92 mil pessoas.
Corpo do artigo
Cumprem-se hoje vinte anos que foi constituído, através de escritura pública, o Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, em Gondomar. O objetivo principal é preservar e divulgar o acervo do pintor Júlio Resende e promover atividades culturais e pedagógicas.
E assim tem acontecido ao longo dos anos. Algumas iniciativas contaram com a participação ativa de Júlio Resende, que disponibilizou e doou várias centenas de obras de desenho e pintura de sua autoria.
Constando da lista de fundadores figuras como, entre outros, Artur Santos Silva, Armando Alves, Francisco Laranjo, José Carlos Loureiro, Luís Pádua Ramos, Luís Valente de Oliveira, Manuel Casal Aguiar, Marta Resende, Miguel Cadilhe, Miguel Veiga, Vítor Costa, Zulmiro de Carvalho e a Câmara Municipal de Gondomar, a instituição tem sobrevivido ao abrigo da lei do mecenato, da cotização de sócios da Liga dos Amigos e ainda com as receitas das vendas de produtos criados a partir da obra do patrono.
Construído em terreno oferecido pela Autarquia gondomarense, o edifício-sede foi inaugurado em outubro de 1997 e compreende áreas de exposição, um auditório, oficinas, biblioteca, loja e um espaço de residência para artistas.
Desde que foi aberto, o Lugar do Desenho organizou na sua sede 32 mostras de Júlio Resende, e promoveu 75 exposições de outros artistas. Também patrocinou 57 mostras de Resende e 19 coletivas em Portugal e no estrangeiro.
Sabe-se que foi visitada até agora por quase 92 mil pessoas, das quais uma parte significativa corresponde ao público escolar, proveniente de 430 estabelecimentos de ensino de vários pontos do país.
O Lugar do Desenho resulta de um velho desejo do mestre Júlio Resende, que pretendia a criação de uma instituição que valorizasse e ampliasse o conceito do desenho. Aliás, um conceito a que se entregou em quase 70 anos de trabalho artístico, onde concebeu milhares de desenhos que proliferam neste espaço em Gondomar e em muitos outros museus, galerias e coleções espalhadas pelo Mundo.