O Ateliê de António Carneiro recebe, esta terça-feira, às 18 horas, uma visita guiada do curador Bernardo Pinto de Almeida, que se propõe falar sobre a vida e obra do destacado artista falecido em 1930.
Corpo do artigo
São vários os núcleos temáticos que constituem a exposição, incluindo obras de Aurélia de Sousa, Amadeo de Souza-Cardoso e Auguste Rodin e outros artistas contemporâneos a António Carneiro, além de três núcleos escultórios de Miguel Branco.
Sete anos após o encerramento, o Ateliê de António Carneiro (1872-1930), no Porto, foi recentemente alvo de um projeto de reabilitação. Composto por cerca de três centenas de obras do artista, das quais se destacam: o estudo final para “A vida”, obra da transição do século XIX para o século XX; a grandiosa tela “Camões lendo os Lusíadas aos frades de São Domingos”, os autorretratos e um conjunto de retratos da família, bem como pinturas marinhas, interiores de igreja e panorâmicas da cidade do Porto.
António Carneiro, pintor, ilustrador, poeta e professor, foi um artista conhecido pela sua grande sensibilidade, sempre com mais empatia pelo sentimento do que pela razão. Com um forte vinculo pela pintura de retrato, traduzindo neles o estado psicológico do modelo, dedicou-se também à pintura religiosa e histórica.
A visita orientada é de entrada é gratuita.