A cantora e actriz norte-americana Whitney Houston, uma das grandes vozes da música 'pop', morreu aos 48 anos depois de uma carreira marcada por êxitos memoráveis e interrompida pelo consumo de drogas e álcool.
Corpo do artigo
A morte de Whitney Houston aconteceu na véspera da cerimónia de entrega dos prémios Grammy, em que a cantora iria marcar presença e onde poderia mesmo actuar.
Clive Davis, que descobriu Houston e foi o responsável pela sua carreira, disse em declarações à Associated Press que a entrega dos Grammy "era a noite favorita" da cantora e, portanto, "quem sabe" se ela não poderia actuar "no final".
Whitney Houston tinha marcado presença na quinta-feira nos ensaios para a cerimónia dos Grammy depois de ter subido ao palco com a cantora Kelly Price na festa que antecede a entrega dos galardões.
Houston dominou a cena musical dos Estados Unidos nas décadas de 80 e 90, teve vários êxitos que lhe mereceram seis prémios Grammy e era conhecida como "A Voz".
A cantora nasceu a 9 de Agosto de 1963 em Newark, no Estado norte-americano de Nova Jérsia, era filha da cantora de gospel Cissy Houston, prima da diva da música 'pop' dos anos 60 Dionne Warwick e afilhada de Aretha Franklin.
Começou a cantar aos 11 anos com o coral júnior de gospel numa igreja de Nova Jérsia e aos 15 anos passou a actuar com a mãe em alguns espaços nocturnos de Nova Iorque até ser descoberta pelo empresário da indústria discográfica Clive Davis. Trabalhou ainda como modelo.
A cantora gravou o primeiro álbum em 1985 intitulado "Whitney Houston", que vendeu 14 milhões de cópias e entrou, por isso, no livro de recordes "Guinness" e liderou o 'top' de vendas sete vezes consecutivas.
Em 1986, Whitney Houston foi protagonista, com o actor Kevin Costner, do filme "The Bodyguard", cuja banda sonora vendeu mais de 23 milhões de cópias e o 'single' "I Will always love you" foi o mais vendido de todos os tempos e número um do 'top' de vendas de 26 países durante 14 semanas.
A cantora também participou no filme "Waiting to Exhale".
Em Julho de 1992, Houston casou-se com o cantor Bobby Brown, com quem teve uma filha, Bobbi Kristina, e de quem se divorciou em 2006 depois de o ter acusado de violência doméstica em 1993.
A relação desgastou emocionalmente Houston, que depois de meses envolvida em escândalos e rumores assumiu a sua adição à droga numa entrevista à ABC.
Em Setembro de 2009 afirmou em declarações na televisão estar recuperada do consumo abusivo de marijuana e cocaína, no período em que estava casada com Bobby Brown, mas admitiu que ainda se sentia atraída pelas drogas e disse confiar em Deus para superar a maior tentação da sua vida.
Houston gravou o último álbum, "I Look to You", em 2009. A cantora cancelou muitos dos concertos da tournée mundial, o que levou a especular que teria voltado a consumir drogas, alegações, porém, negadas pelas cantora, que dizia estar em excelente forma, atribuindo os cancelamentos a problemas de saúde.
Em 25 anos de carreira, Whitney Houston vendeu cerca de 140 milhões de álbuns.