Ana Luísa Janes transformou a sua história de luta contra o cancro da mama em esperança para ela e para outras mulheres mastectomizadas. Conheça as 'rosinhas', as próteses provisórias feitas com meias de mousse e sementes de milho alvo, que têm sido distribuídas gratuitamente a quem precisa, desde 2020
Corpo do artigo
“Não sei se já doámos centenas de rosinhas. Acho até que já foram milhares”. Ana Luísa Janes, de 41 anos, é empresária na restauração, mas em 2020, após o diagnóstico de um cancro de mama, a vida dela não parou, diversificou-se. A par da gestão do restaurante da família e da luta contra a doença, Ana Luísa e a irmã fizeram-se ao caminho e criaram próteses provisórias para mulheres mastectomizadas e que ainda não reconstruíram o peito.
“Com o aparecimento de cancro da mama, percebi que não havia uma prótese externa, fiz pesquisa e encontrei esta solução da prótese provisória, que é feita com uma meia de mousse e sementes de milho alvo”, descreve Ana Luísa Janes em declarações à Delas.pt.
Ela e a irmã, num projeto que nasceu da necessidade e da entreajuda na família, reuniram esforços, encontraram voluntárias e têm distribuído as suas 'rosinhas' de forma gratuita a pacientes que estão a ser acompanhadas na luta contra a doença.
“Temos um grupo de voluntárias que nos ajudam a produzir as próteses, que são almofadinhas, saquinhos, que se adaptam bem ao corpo e ajudam no aumento da sua autoestima e qualidade de vida”, explica Ana Luísa.
A responsável avança tratar-se de numa solução artesanal, gratuita, que consegue promover “uma sensação semelhante à mama e simetria corporal”, refere. Ela própria, sujeita a mastectomia e cirurgias de reconstrução que não têm sido bem sucedidas – estando a caminho da quinta - tem a sua própria.
Ana Luísa Janes lembra que não há custos para poder ter acesso a uma prótese provisória desta natureza, bastando contactar a associação quer na página online, quer nas redes sociais. Contudo, As Rosinhas só conseguem manter este serviço gratuito mediante quotização e chegada de novas sócias, donativos e verbas que resultam de uma parceria recente feita com a marca portuguesa de soutiens, Simel, a pensar nas mulheres que se debatem com a doença, com a remoção do peito e enquanto aguardam pela reconstrução mamária. As peças estão disponíveis no site e podem ser também adquiridos na plataforma.