Apoio a reconstrução própria até dez mil euros e a famílias carenciadas após depressão Kristin

Várias casas ficaram danificadas depois da passagem da depressão Kristin em Leiria
Foto: Pedro Correia
Governo anunciou medidas de apoio aos distritos que foram atingidos pela depressão Kristin. Entre medidas de apoios social e empresarial, Luís Montenegro avançou linha de apoio para reconstrução de habitação própria e ajudas a famílias de situação em carência económica.
Nos casos em que não haja cobertura de seguros, o governo anunciou o apoio à reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até dez mil euros "sem necessidade de documentação". O procedimento, referiu o primeiro-ministro Luís Montengero, "será acompanhado através de vistoria" locais, entre elas as autarquias.
Esta foi uma das medidas avançadas pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, após Conselho de Ministros extraordinário e que definiu as primeiras linhas de apoio de um volume global de dois mil e 500 milhões de euros após tragédia causada pela depressão Kristin nos distritos de Leiria e Coimbra e para o agravamento de condições meteorológicas durante os próximos dias.
De entre ajudas a empresas e de cariz social elencadas neste domingo, 1 de fevereiro, Montenegro avançou que "as famílias em situações de carência ou perda de rendimentos" haverá "apoios financeiros da Segurança Social: 537 euros individualmente ou 1075 por agregado familiar" atingido pela tempestade.. Foram definidos apoios para instituições de solidariedade social.

