Um método simples para verificar o tamanho das calças de ganga sem recorrer ao provador tornou-se viral entre os mais jovens. Apesar da popularidade, a técnica tem as suas limitações e experimentar continua a ser a opção mais segura.
Corpo do artigo
Evitar a frustração de entrar no provador com calças de ganga que não servem pode ser mais fácil do que pensa. Uma dica antiga, que voltou a ganhar popularidade graças ao TikTok, promete poupar tempo durante as compras - e está a conquistar milhões de visualizações.
O truque é simples: basta segurar cada extremidade da cintura das calças de ganga com a ponta dos dedos e tentar envolvê-las à volta do pescoço. Se as pontas se tocarem, é sinal de que o tamanho é o certo. Se não conseguirem tocar-se, as calças serão provavelmente demasiado apertadas. Já se sobrarem em excesso, o tamanho poderá estar demasiado largo.
@eliza.co.uk No need to try jeans on ever again #jeans #jeanshack #jeanssize #measure #sizinghack #sizehack #hm ♬ Aesthetic - Tollan Kim
Simples, rápido e sem necessidade de entrar no provador - uma dica que, embora não seja nova, está a revelar-se uma descoberta para a Geração Z.
O truque é infalível?
A técnica parece maravilhosa - e, na maioria dos casos, funciona bastante bem -, mas há um 'senão'. Ou vários, na verdade.
Para que o truque seja mais fiável, o ideal é optar por calças de ganga com um corte mais reto e com o mínimo possível de elastano. Se a peça tiver muita elasticidade, poderá facilmente vestir um par de calças que, segundo o método do pescoço, pareceria demasiado pequeno. O contrário também pode acontecer: calças de ganga rígidas e de cintura alta podem não fechar no corpo, mesmo que "sirvam" no pescoço.
Por fim, se tem a cintura marcada e os quadris largos, a margem de erro é ainda maior. Por isso, o melhor continua a ser passar pelos provadores para evitar surpresas desagradáveis. A técnica do pescoço deve servir apenas como um filtro rápido, para perceber que modelos vale a pena experimentar e não como substituto da prova em loja.