Charlotte Chopin tem 102 anos, é professora de Ioga e estrela em campanha de marca desportiva
Nasceu em 1922 e é, aos 102 anos, professora de ioga no ativo e celebridade em campanha de marca de roupa desportiva. Conheça Charlotte Chopin
Corpo do artigo
O estrelato bateu-lhe à porta há três anos quando, em 2022, Charlotte Chopin surgiu no programa de caça-talentos do programa francês Incroyable Talent, do canal M6, a mostrar os seus dotes como professora de ioga. Imparável, voltou agora a correr mundo ao aceitar ser o rosto de uma campanha da marca de produtos desportivos Oysho.
Aos 102 anos, esta mulher, mãe de quatro filhos e com netos e bisnetos, continua a dar aulas de ioga a alunos bem mais novos do que ela e a manter a vivacidade e flexibilidade corporal. Começou na disciplina já após ter completado 50 anos, pela mão de uma amiga e como forma de encontrar o equilíbrio para o dia-a-dia, prática que nunca mais abandonou. Pelo contrário, praticou, investiu na formação e mantém-se a dar aulas, cerca de três por semana.
Em conversa com o jornal norte-americano New York Times, a professora, que vive em Léré, no Vale de Loire, em França, revela que os seus dias são feitos de rituais. A manhã começa com café, torradas com manteiga, mel ou compota e toda a alimentação é feita com produtos frescos confecionados de forma simples.
Para além da filosofia de vida baseada no equilíbrio, Charlotte não para se mover e mantém sempre vivo o pressuposto de ter gente à sua volta. Máximas de vida que lhe valeram, em 2023, o reconhecimento por parte do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, que lhe entregou o Padma Shri, uma das mais altas condecorações civis do país.
Quando completou 100 anos, o presidente Emmanuel Macron escreveu-lhe uma carta pessoal e o município onde reside condecorou-a como cidadã honorária.

