
Pexels
Gorduras, pobreza hortícola e sal a mais entre as três maiores ameaças que pode servir num prato de sopa e a pensar no trânsito intestinal. Nutriocinista explica porquê.
É uma das maiores aliadas do transito intestinal e nem sempre valorizada. A sopa, como afirma a nutricionista Beatriz Vieira, pode ser, "quando bem estruturada, uma estratégia eficaz para promover o adequado funcionamento do trato gastrointestinal, uma vez que aumentam a ingestão hídrica e são uma boa fonte de fibra".
Mas o que colocar numa sopa que possa ter impacto positivo? A especialista e coordenadora da unidade de nutrição clínica enumera a "variedade de hortícolas com diferentes cores", a que se juntam "os temperos simples, como azeite, sal e ervas aromáticas". "O azeite deve ser utilizado em quantidade moderada e adicionado preferencialmente no final da confeção, de modo a preservar as suas características nutricionais", acrescenta Beatriz Vieira. Num terceiro nível, sugere sempre a introdução de leguminosas como "feijão, grão-de-bico, lentilhas, mesmo em pequenas quantidades, como fonte de proteína de origem vegetal e de hidratos de carbono complexos, fibra, ferro, zinco, ácido fólico e vitaminas do complexo B.
Por oposição, há fórmulas a evitar. Entre elas, "sopas excessivamente cremosas, à base de natas, queijos ou manteiga: geralmente pobres em fibra e ricas em gordura saturada, sem benefício para a saúde intestinal, sópas à base de batata, sem inclusão de hortícolas variados ou leguminosas: baixo teor de fibra e reduzida diversidade nutricional, e as que têm elevado teor de sal porque podem contribuir para uma menor hidratação, fator conhecido por agravar a obstipação".

Beatriz Vieira lembra que "o consumo regular de hortícolas é uma das chaves para uma alimentação equilibrada, variada e completa, estando associado a um bom funcionamento do organismo e à prevenção de diversas doenças crónicas não transmissíveis", refere s nutricionista, que sublinha que "a ingestão diária de sopa assume um papel relevante na promoção da saúde digestiva, de forma simples e acessível".
