
Ferro, magnésio e cálcio e as incompatibilidades com o café e com o leite, segundo nutricionista
Freepik
De gomas a comprimidos, passando por soluções solúveis, os suplementos alimentares estão por toda a parte e prometem ora mais concentração, ora mais energia, ora mais líbido ou barrigas mais lisas. Mas de pouco valerá estar a gastar dinheiro se toma algumas destas possibilidades de forma errada. Nutricionista explica o que não deve fazer.
A ingestão de suplementos vitamínicos é feita por muitas logo pela manhã, ao pequeno-almoço, ou, ao longo do dia, depois de refeições. Momentos em que bebidas como o leite, mas sobretudo o café estão presentes. De pouco ou nada servirá investir em suplementos vitamínicos se depois os ingere com o que compromete a eficácia desses produtos.
Seja para ter mais energia ou mais foco, olhe bem para os rótulos do que comprou, leia a composição e veja os erros que tem começar a evitar já. "Alguns suplementos vitamínicos e minerais podem ter a sua absorção diminuída quando tomados em simultâneo com café ou leite", refere Beatriz Vieira. A nutricionista avisa que "a toma de suplementos deve ser sempre personalizada e orientada por um profissional de saúde, tendo em conta o estado nutricional, o contexto clínico e potenciais interações alimentares ou farmacológicas, garantindo a eficácia e a segurança da suplementação".
Contudo, cada vez mais está difundida a prática de comprar online, receber em casa e tomar. Se esse é o seu caso, então preste bem atenção e evite, entre outras consequências, desperdiçar dinheiro e saúde. A nutricionista do Hospital Lusíadas da Amadora revela quais as bebidas e vitaminas e minerais que "não se entendem" entre si. "O café pode interferir na absorção do ferro, devido à presença de compostos fenólicos", começa por explicar a nutricionista.
Nutricionista Beatriz Vieira [Foto: DR]
Quanto ao leite ou outras laticínios, "pelo seu teor em cálcio, podem reduzir a absorção do ferro quando ingeridos em simultâneo", explica a especialista. "Por este motivo, não é aconselhado associar fontes alimentares ricas em cálcio às principais refeições quando o objetivo é otimizar a absorção de ferro, como acontece em situações de défice ou aumento das necessidades. Nestes casos, deve evitar-se, por exemplo, o consumo de leite ou iogurte como acompanhamento ou sobremesa das refeições principais. Sempre que possível, o suplemento de ferro deve ser tomado uma a duas horas antes ou depois da ingestão de café e de laticínios", afirma Beatriz Vieira.
Jia no que que diz respeito ao magnésio, também aqui o leite pode comprometer a eficácia. "Uma ingestão elevada de cálcio pode competir com a sua absorção intestinal, mas este efeito tende a ser pouco relevante em contextos de ingestão alimentar habitual", salvaguarda.

