Verde e lilás? Laranja e rosa? Taupe e amarelo manteiga? Não há cores proibidas, sobretudo neste verão. Muito menos que perdem o prazo à medida que envelhecemos. Veja coordenados que pode e deve usar, sobretudo se tem 50 anos e mais
Corpo do artigo
A ideia de que se deve optar por cores mais discretas à medida que a idade avança é uma construção social e cultural que a moda e as tendências têm vindo a destruir. Há muito que as interdições têm caído por terra, sendo tempo para abraçar toda a paleta, seja em que idade for.
Os tons mais escuros devem desaparecer dos usos e dar lugar a cores vivas e, desejavelmente, ainda mais contrastantes. Se o azul-marinho e o vermelho serão sempre sinónimo de classe e resistentes à passagem do tempo, outros tons existem que, gritando verão e juventude, devem ser coordenados com toda a atitude.
Veja três coordenados possíveis que deve abraçar neste verão, sobretudo se tiver mais de 50 anos. Deve, contudo, cumprir um detalhe: quando se opta pelo uso de vestuário em duas cores fortes e contrastantes, deve minimizar nos acessórios para não cair no exagero.
Rosa forte e laranja: Sempre se apresentaram como tons quase impossíveis de mesclar, mas os tempos e os gostos mudam e, neste verão, esta fusão inesperada não só é bem-vinda como aclamada.
Verde brilhante e lilás: Este ano, os múltiplos tons de verde – água, pistacio e militar – estão na ordem do dia. Neste caso, é o verde lima e esmeralda que quer conquistar terreno e não quer viz sozinho nem discreto: chama pelo lilás bem forte.
Taupe e amarelo manteiga: Para as mais comedidas na cor, também existem opções. O duo discreto validado para este verão conjuga o tom que faz fronteira entre o cinzento e o castanho com o amarelo mais claro (manteiga) que já era tendência na temporada anterior e continua a manter o seu lugar de destaque na nova temporada do calor.