Globos de Ouro com caudas inesperadas, detalhes 'oversized' e de olhos postos na Palestina
A noite dos prémios Globos de Ouro, neste domingo, 18 de setembro, no Coliseu dos. Recreios, em Lisboa, foi de 'glamour' e de moda, e não esqueceu as mensagens de apelo ao fim de um mundo em guerra, em particular com os olhos postos na Faixa de Gaza
Corpo do artigo
Atores, apresentadores, estrelas do mundo do espetáculo, da moda e do digital vestiram-se a rigor para a maior gala de prémios portuguesa: os Globos de Ouro. Em noite de regresso ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa, esta noite de domingo, 28 de setembro, as celebridades optaram por vestidos com caudas longas, como a atriz Cláudia Vieira - numa peça branca que a transformava num vestido de noiva -, ou inesperadas - ora partindo do braço como a apresentadora Carolina Patrocínio ou de um ombro só como no caso da atriz Margarida Vila-Nova.
Houve criatividade, muito pano e volume - aposta, aliás, de Diana Chaves -, mas também uma mensagem dominante em torno da Palestina. Bárbara Branco e Joana Santos foram duas das atrizes que compareceram na 29º gala dos Globos de Ouro com um pin que fazia elevar a sua voz diante da tragédia humanitária que assola Gaza.
Mais do que símbolos, a atriz Joana Santos transformou isso mesmo em discurso quando venceu o Globo de Ouro para Melhor Atriz de Cinema pela interpretação no filme On Falling. "Não consigo estar aqui sem falar de Gaza. O que está a acontecer é uma tragédia humanitária que não pode ser normalizada. Não podemos virar a cara à destruição de um povo inteiro", afirmou em palco.
A atriz Mafalda Luís de Castro vestiu mesmo esta mensagem de protesto ao eleger um vestido feito com recurso a lenços tradicionais palestinianos: o keffiyeh. "É o mínimo que eu posso fazer com o que está a acontecer. Somos artistas, temos de nos expressar, temos palco, é urgente, é necessário", justificou, citada pela imprensa.
A guerra, os tempos difíceis que o mundo atravessa e a ameaça aos valores humanitárias marcaram a larga maioria dos discursos se vitória em noite de gala.
Veja abaixo escolhas que marcaram a noite
Júlia Palha
Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula
Carolina Loureiro
Cláudia Vieira
Diana Chaves
Margarida Vila-Nova
Carolina Patrocínio
Mafalda Luís de Castro
Andreia Rodrigues